SIEM, ONHB, OBMEP: UM OUTRO JEITO DE ESTUDAR

Nossos alunos ajudam a derrubar mitos.

Engana-se quem acha que eles depois das aulas, eles só ficam nas redes sociais ou jogando videogame. Metade, ou quase, dos alunos estuda para alguma – ou várias – das atividades extracurriculares das quais a Escola participa.

Nada menos do que 42 alunos se inscreveram no SIEM, evento da UFSC que simula as reuniões da ONU e de outros organismos internacionais. O evento, verdadeiro banho de história, geopolítica e trabalho em conjunto, acontece dia 17 de abril e a preparação já começou.

Na reunião inaugural, realizada em março, os temas em debate foram apresentados e a representação dos diferentes países foi distribuída entre as escolas. Numa decisão inédita, a Escola da Ilha foi indicada para representar os Estados Unidos (antes o cargo era desempenhado pelos estudantes do curso de relações internacionais da UFSC). Parte dos nossos alunos terá, portanto, que se desdobrar para representar a posição dos Estados Unidos no Conselho de Segurança da ONU, defendendo a posição de Trump, que levou o país a sair de alguns acordos e tem declarado ceticismo com respeito aos próprios mecanismos de decisão da ONU.

Para as Olimpíadas Nacionais de História do Brasil, 10 equipes (3 alunos cada) foram formadas, com alunos do 8º ano à 2ª série do Ensino Médio. As eliminatórias, realizadas pela internet, começam em maio, mas os alunos já estão se preparando: todas as semanas, revisam as questões das edições anteriores, buscando entender os enunciados das questões, debatendo as respostas possíveis e se familiarizando com o tipo de desafio que terão pela frente.

Para as Olimpíadas de Matemática das Escolas Públicas (particulares podem participar), 27 alunos do 6º ano à 2ª série do EM estão inscritos (1 em cada 4 alunos).

Se computarmos todos os eventos, vejam quanto representam os alunos inscritos, por série:
25% dos alunos do terceirão
57% dos alunos da 2ª EM