MAKING OF – alunos descobrem os bastidores do cinema

Veja o filme que os alunos fizeram depois da visita à exposição.

Alunos do cinema desvendam os bastidores de filmes.

O que é “fazer cinema”? O que acontece antes do filme ir às telas?

Foi para descobrir isso que os alunos de cinema da Escola da Ilha do 8° e do 9° ano visitaram a exposição Making Of, no dia 11 de maio, no Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina (MIS-SC), no CIC.

A segunda edição da exposição era composta por objetos de cenas, figurinos, fotografias, materiais de pesquisa, roteiros, cartazes e outros elementos de sete filmes catarinenses, que também estão em exibição nesta mostra.

“Muito além de os alunos poderem assistir aos filmes catarinenses recentes, queria que eles conhecessem os bastidores desses filmes, os roteiros, os objetos de cena e, também, que distinguissem as estruturas de uma ficção e de um documentário”, revela Ally Colaço, professora de cinema.

Fernanda do Canto, guia da amostra, revela que é muito importante a aproximação do público com os filmes produzidos localmente, pois “esses revelam diferentes facetas da cidade, que vão desde a narrativa ligada à bruxaria, a pescaria, a parte urbana da cidade e das comunidades dos morros, entre outros”.

Gabriel Freitas, do 8° ano A, comentou: “Sempre gostei de cinema e adoro ver filmes ligados aos pescadores, como A Pandorga e o Peixe, de Kátia Klock e Ivan de Sá”. Achei muito legal ver de perto os roteiros e as composições dos cenários, pois já havíamos estudado na aula de cinema”, comenta Iris Malta, aluna do 9° ano A. Lara Cenci, da mesma turma, acrescenta: “Não vejo muitas pessoas prestarem atenção nos cenários, nas sutilezas de cada objeto em cena, mas para mim é muito interessante”.

Depois da visita, os alunos fizeram o filme publicado aqui nesta página.