Alunos leitores e escritores

O processo de alfabetização começa, para muitos alunos, antes de ingressar no Ensino Fundamental: pouco a pouco, quando começam a adquirir capacidade de abstração, descobrem a existência dos símbolos e começam a identificar em palavras e letras os sinais de uma forma de comunicação a desevendar.

Mas a alfabetização só pode ser considerada concluída quando os alunos são capazes de entender o significado de textos complexos e de construir sentenças mais longas e mais complexas.

Queremos, ao longo do Ensino Fundamental e Médio, formar alunos leitores, capazes de entender, interpretar e produzir textos complexos e com maior significância, nas suas diversas matizes literárias – poesia, contos, romances, teatro… -, mas também todos os demais tipos de textos com os quais terão contato ao longo da vida: dos enunciados dos exercícios de matemática aos artigos de sociologia, dos simples bilhetes às reportagens jornalísticas.

Um dos primeiros pilares de nosso trabalho, nesse sentido, é o estímulo à leitura. Desde o Ensino Infantil até o 5º ano, os alunos tem a hora do conto e o dia do livro, em que escolhem um livro da biblioteca que levam para casa.

Desde o 2º ano do Fundamental, a lista de material inclui também livros de leitura obrigatória (3 no 2º ano, 8 na 2ª série do Ensino Médio), em geral clássicos da literatura infantil, infantojuvenil ou adulta, dos mais diversos estilos literários, de diferentes épocas e origens geográficas.

Contribuem para isso, também, os livros da coleção Pequenos Autores, as redações preparatórias para o Vestibular ou o ENEM, a criação ou a adaptação dos diálogos das peças apresentadas no Arte na Ilha ou dos vídeos de apresentação dos trabalhos.

Esse esforço não é realizado apenas pelos professores de língua portuguesa ou de ciências sociais. Os professores das disciplinas de exatas, quando exigem dos alunos e explicitação das diferentes etapas de raciocínio para a resolução de um problema de matemática ou física, contribuem também com o desenvolvimento da capacidade exposição do pensamento e de argumentação, imprescindíveis para a elaboração de um texto, em todas as áreas e de todos os tipos.