REFORÇO PEDAGÓGICO

A necessidade de reforço extraclasse revela-se de diversas formas e deve, portanto, ser tratada de acordo com cada situação.

Em todas as séries e todas as disciplinas, os professores da Escola devem, nas primeiras semanas de aula, avaliar se os alunos detêm os conhecimentos e as habilidades necessárias para acompanhar o conteúdo e as atividades programadas para o ano. Trata-se de estabelecer um diagnóstico de cada aluno, determinando as eventuais lacunas existentes. Esse diagnóstico aponta para as soluções dos problemas.

Quando as lacunas são individuais e pontuais, a Escola pode agendar com os alunos horários de assistência. Quando necessário, em casos excepcionais, pode-se propor a busca de atividades de reforço com professores particulares.

Em alguns casos, sobretudo quando há lacunas coletivas, o professor pode adequar o seu programa e suas metodologias de trabalho, de forma a assegurar o preenchimento destas lacunas.

Mas, pode ocorrer que existam deficiências coletivas mais profundas, que exijam um trabalho mais demorado, que não pode ser realizado durante as aulas normais, pois prejudicariam o andamento normal do programa da disciplina. Nesses casos, a Escola propõe a realização de oficinas de reforço específicas, fora do horário das aulas.

O Clube da leitura tem por finalidade assistir aos alunos do 2° e 3° anos, de uma forma mais individualizada, auxiliando-os no processo “final” da alfabetização.

No Ensino Médio, adotamos uma estratégia de reforço que complementa o trabalho organizado a partir do material didático do Anglo, composta de uma aula adicional de matemática básica para a 1ª série, de uma aula de redação focada no ENEM para a 2ª série e dos plantões de dúvidas, que permitem aos alunos suprir lacunas à medida em que vão surgindo, evitando assim o surgimento de dificuldades de acompanhamento do conteúdo das aulas. Além disso, uma aula extracurricular de atualidades voltada para o ENEM é oferecida na 3ª série.

Outras oficinas podem ser propostas, caso os diagnósticos realizados apontem para esta necessidade.