PROJETOS E ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS

Uma parte importante de nosso trabalho se baseia em projetos, que envolvem muitas vezes mais de uma disciplina e, em geral, resultam em apresentações ou produtos produzidos coletivamente pelas turmas ou por grupos de alunos.

Da escolha de um tema central de interesse de cada turma – que resulta na escolha do nome da turma – às peças de teatro apresentadas no Arte na Ilha, passando por inúmeros trabalhos coletivos e interdisciplinares que decoram os muros da Escola ao longo do ano, esses projetos estão presentes no dia a dia de todas as turmas e são um dos pilares de nossa proposta.

Podemos dar um exemplo de nosso trabalho citando algumas das atividades do 3º ano do Fundamental, cujo conteúdo está baseado na descoberta, pelos alunos, do mundo em que vivem.

Visitas a Santo Antônio de Lisboa, aos sambaquis ou a Ratones gera conteúdo em história (a pré-história, a colonização, a imigração açoriana, a urbanização recente), de geografia e estudos sociais (o urbano e o rural, o desenho da cidade, a cultura “manezinha”, o boi de mamão), de matemática (geometria das ruas, distâncias percorridas, preços dos produtos em supermercados), de música (as músicas do boi de mamão), de português (redação dos textos para publicação no livro do fim do ano), de artes plásticas (preparação dos figurinos para o Arte na Ilha, criações inspiradas na cultura local).

Em geral, os projetos mais significativos do ano resultam em um livro com a produção textual dos alunos (coleção Pequenos Autores da Ilha) e em um espetáculo apresentado no Arte na Ilha, evento realizado todos os anos pela Escola. Os relatos do Arte na Ilha 2016 fornecem uma pequena demonstração do que está por trás desse evento.

ALÉM DA SALA DE AULA: TAREFAS E PESQUISAS

As tarefas, os trabalhos individuais ou coletivos e as pesquisas são peças fundamentais do processo de aprendizado na Escola.

Desde o ensino infantil, os alunos vão se habituando às tarefas de casa e às atividades de pesquisa. À medida em que os alunos avançam no ensino fundamental, aos trabalhos individuais vão se acrescentando cada vez mais os trabalhos em grupo, que se tornam cada vez mais complexos, com produtos mais elaborados, como as apresentações em power-point ou os vídeos.

A forma de organizar o trabalho em sala de aula também evolui progressivamente. Nos primeiros anos ainda é frequente a organização das salas em mesas agrupadas ou mesas sextavadas, para que os alunos trabalhem em grupo e descubram uns o que fazem os outros. Não é incomum, tão pouco, encontrar as salas dos alunos maiores com as mesas agrupadas, para trabalhos em grupo, ou grupos de alunos estudando ou realizando trabalhos em grupo nos mais diversos espaços da Escola (biblioteca, pátios, corredores, espaços verdes).

ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS VARIADAS

Entretanto, algumas estratégias são comuns em todas as séries. Os professores procuram variar as formas de trabalho em sala, alternado atividades expositivas, exercícios, atividades em grupo, discussões coletivas, apresentação de trabalhos realizados em casa, em grupo ou individualmente, saídas de estudo, projeções de filmes, etc.

É comum observar, pelos corredores da Escola, alunos trabalhando ou estudando sob a coordenação dos professores, sobretudo para a realização de trabalhos em grupo. A mudança do ambiente de trabalho pode ser um fator de dinamização dos estudos, de quebra de uma rotina muitas vezes entediante.