Incentivo à leitura

Há, no programa do Infantil e dos dois primeiros anos do Fundamental, atividades específicas que auxiliam na formação de alunos leitores e escritores.

Dos rabiscos em zig-zag para aprender depois a traçar o M ou o Z, ao reconhecimento dos sinais de trânsito, passando pelo trabalho sobre os sinais gráficos dos mapas de uma cidade, trabalhado em artes no 1º ano, por exemplo, tudo concorre para isso.

Progressivamente, os alunos descobrem que podemos representar objetos ou os pensamentos com símbolos e adquiram, assim, o raciocínio abstrato que lhes permite entender a escrita e, depois, escrever. Eles vão descobrindo as palavras e seus significados, adquirem a capacidade de representar eles mesmos essas palavras, no início de forma invertida, espelhada ou desordenada, mas progressivamente com uma escrita cada vez mais ordenada e regular. Depois, eles vão descobrindo o sentido das frases e podendo, sozinhos, escrever sentenças cada vez mais complexas.

Por outro lado, desde o início do Ensino Infantil, várias atividades são realizadas na biblioteca, entre elas a hora do conto e o dia do livro, quando os alunos escolhem um livro da biblioteca para levar para casa para ler durante a semana.

No final do ano, publicamos um livro de cada turma, com contribuições de cada aluno (coleção Pequenos Autores da Ilha). No caso das turmas do infantil, este trabalho auxilia muito no processo de preparação para a alfabetização, que se consolida no 2º ano.

As histórias são elaboradas pelos alunos em torno de um tema definido pela própria turma (em geral, um projeto interdisciplinar que despertou maior interesse dos alunos), transcritas pela Professora e ilustradas pelos próprios alunos. O lançamento do livro é realizado no final do ano, em noite de autógrafos e exposições, concomitantemente com o Arte na Ilha.

Assim, a Escola busca formar alunos leitores, que se tornarão mais tarde alunos escritores.