ARTES E CULTURA

A inclusão das disciplinas de artes e as diversas formas de abordar a cultura no currículo escolar não são meras formalidades: um de nossos objetivos básicos é de contribuir para a formação cultural dos nossos alunos. Não há, na Escola da Ilha, matérias nobres e matérias secundárias. Todas contribuem para a formação dos nossos alunos de forma integrada.

Acreditamos que as atividades artísticas contribuem para o desenvolvimento da observação, criatividade, concentração, capacidade de atenção e expressão. Além disso, nas diversas disciplinas e atividades artísticas desenvolvidas, do Ensino Infantil ao Ensino Médio, buscamos criar ambientes e oportunidades para a descoberta, o conhecimento e a análise crítica da produção cultural e artística do homem, ao longo de sua história e em sua rica diversidade.

A escolha das disciplinas incluídas no currículo das diferentes séries foi guiada pela contribuição que cada modalidade artística pode ter no desenvolvimento dos alunos.

música traz muitos benefícios na educação, em particular na Educação Infantil e nas séries iniciais do Fundamental. O estudo de ritmos e melodias amplia a capacidade de observação e concentração, o que se reflete nas demais atividades. O ensaio de músicas em grupo favorece a socialização das crianças e a capacidade de trabalho em grupo, bem como o desenvolvimento da capacidade de comunicação e a desinibição.

O projeto Pequenos Gourmets, também desenvolvido do Infantil ao 1º ano do Fundamental, além contribuir na educação alimentar dos alunos e na aquisição de habilidades que auxiliam na matemática e no desenvolvimento do raciocínio lógico, contribui para o descobrimento da diversidade cultural que caracteriza nosso povo.

A filosofia e as ciências humanas (integração social, depois a geografia, a história e a sociologia) estão no currículo desde o 1º ano do Fundamental até a 3ª série do Ensino Médio.

Desde que se conclui a alfabetização, os alunos são confrontados à produção literária brasileira e mundial, por meio de uma lista de livros de leitura obrigatória que vai se ampliando à medida em que avançam nos estudos: de 4 livros no 2º ano do Fundamental, chegamos a 8 livros na 2ª e 3º série do Ensino Médio.

As artes plásticas são conteúdo essencial do Ensino Infantil, integra o currículo do 1º ao 7º ano do Fundamental e é opcional do 8º ano à 2ª série do Ensino Médio. Essa disciplina auxilia no desenvolvimento da motricidade, da percepção do espaço e das cores, da capacidade de expressão e da criatividade. Assim, a descoberta dos artistas, com seus estilos, nas diferentes épocas e em diversas correntes artísticas, é um apoio importante no conhecimento da evolução cultural da humanidade.

Desenvolver a habilidade de comunicação e vencer a inibição, por meio de gestos, expressões, impostação vocal e criação de cenas são aspectos importantes no desenvolvimento das crianças e jovens. Estes são alguns dos objetivos das aulas de teatro, que contribuem também para o desenvolvimento da autonomia, criatividade, exercício de diálogo, capacidade de atuar em equipe, planejar, elaborar e seguir roteiros. Oferecidas em alternância com as artes plásticas no 6º e 7º ano do Fundamental, o Teatro é opcional do 8º ano do Fundamental à 2ª série do Ensino Médio.

O cinema e o vídeo estão se tornando formas de expressão cada vez mais utilizadas, não somente pelos profissionais destas artes, mas também pelos meios de comunicação de massa (TV, jornais e internet), por empresas, grupos, redes sociais e cidadãos em seu dia a dia. Por esta razão, a Escola da Ilha introduziu o Cinema como opcional, no currículo do 8º ano do Fundamental à 2ª série do Ensino Médio.

No Ensino Médio, a formação cultural é reforçada com as aulas de sociologia e pelas aulas extracurriculares de atualidades, pela participação nas Olimpíadas de História e no SIEM, entre outros.

Mas a cultura não é domínio reservado dos professores de artes, nem o exercício da criatividade é cultivado apenas em suas aulas. Nas disciplinas de exatas, a criatividade é também essencial, pois é um fator importante do avanço científico: sem ela, Arquimedes não teria formulado as leis do empuxo e da alavanca; Copérnico não teria descoberto que a terra gira em torno do sol; Newton não teria formulado a teoria da gravidade; nem Einstein teria elaborado a teoria da relatividade. Sem ela, os alunos não conseguiriam resolver muitos dos problemas de matemática ou física de suas provas.

Por outro lado, ao contextualizar e situar na história as descobertas científicas que tratam em suas aulas, os professores de exatas contribuem com a formação cultural dos alunos.

Além das aulas, outras iniciativas, eventos e festivais que complementam o empenho da Escola no fomento às artes e à cultura:

• Arte na Ilha é o grande festival de artes da Escola, realizado no mês de novembro. O festival reúne a produção artística dos alunos do Infantil ao Ensino Médio em todas as disciplinas ao longo do ano, além dos trabalhos finais de vários projetos interdisciplinares canalizados pelas aulas de artes;
  • Encontrão Cultural acontece no fim do primeiro semestre letivo, expondo e apresentando a produção científica e cultural dos alunos;
  • A coleção Pequenos Autores da Ilha reúne, em livros editados anualmente, a produção literária de cada turma, do Ensino Infantil ao Fundamental;
  • O Telão Literário, que reune filmes feitos por alunos a partir das obras de literatura que estão no programa do Ensino Médio;
  • A coleção dos Pequenos Gourmets da Ilha, na qual são registrados os trabalhos de culinária desenvolvidos ao longo do ano, vinculados também aos projetos interdisciplinares das turmas;
  • A participação dos alunos em inúmeros festivais realizados em Florianópolis (festival de cinema, de teatro de animação), ou as visitas a museus e exposições, sítios arqueológicos e históricos, etc.