A preguiça e os ciúmes das lontras: descobertas do 3º B

A preguiça e os ciúmes das lontras. Estas foram algumas das curiosidades descobertas pela turma Vivendo Floripa, do 3º ano B, que foi à Lagoa do Peri, no sul da Ilha, para conhecer mais sobre a lontra. Os alunos visitaram o Projeto Lontra Ekko Brasil.

“Os alunos vêm pesquisando sobre a vida dos animais que compõem a fauna da Ilha de Santa Catarina, seus costumes, alimentação e reprodução. Lá, tiveram a oportunidade de conhecer de perto a lontra e a sua prima, a ariranha, e aprender um pouco mais sobre seus hábitos, suas necessidades e algumas curiosidades sobre elas. Foi uma tarde de estudo e observação que gerou muitas perguntas sobre esse curioso animal”, explicou a professora Zoraia Correia.

“Foi muito legal!  Eu sempre quis conhecer uma lontra de verdade. Achei muito interessante e pude aprender um pouco mais sobre a lontra”, declarou a aluna Ana Vittória Itoh Krieger.

Sua colega Alice Maria Costa de Lacerda concorda: “Foi muito bom! A Elisa, que é a moça que nos recebeu no projeto, nos falou sobre as partes do corpo da lontra e seu habitat. Elisa nos mostrou vídeos e fez um teatro muito legal!”

Lucas Gomes Lisboa acrescenta: “O que me chamou muito a atenção, foi saber que as lontras namoram e, quando elas engravidam, dão o fora no namorado. Fazem isso porque o macho fica com ciúmes do filhote e pode matá-lo para ficar com a fêmea.”

Outra curiosidade interessou Inácio Lemos Rigon Borba: “Uma coisa que eu achei muito interessante é que as pessoas acham que o bicho preguiça é um animal preguiçoso. Só que, na verdade, a lontra é o animal mais preguiçoso. Também achei demais saber que a lontra usa sua cauda  embaixo da água para mudar sua  direção.”