IDENTIDADE E DIVERSIDADE: UM PROJETO BILÍNGUE DO 8º ANO

Revelar a sua personalidade e as suas origens: este é só o ponto de partida do Projeto Origem, trabalhado em conjunto pelos alunos das turmas de Francês e de Inglês do 8º ano. Mas o projeto vai muito além.

O projeto se apoia no livro bilíngue “Sophie et ses langues”, da DULALA (D’Une Langue À L’Autre – de uma língua à outra), plataforma de apoio a projetos bilíngues sediada na França.

Os alunos desenharam o quarto de seus sonhos, inspirando-se em uma ilustração do livro. “Eles usaram a criatividade e revelaram parte de suas personalidades e de seu mundo. Começaram a contar suas histórias de vida”, explica Kelly Kern, professora de Inglês.

Cada aluno trouxe para a sala de aula um objeto que representa a sua família e o apresentou aos amigos da classe. “Os alunos estão resgatando a origem das suas famílias, que são muito diferentes, as línguas e as tradições que elas trouxeram. Estamos buscando com isso construir uma geografia da sala em um ambiente de pluralismo, respeito à diversidade, empatia, trabalhando o conceito de multiculturalismo”, enfatiza Raíssa Assine, professora de Francês, disciplina ministrada em parceria com a Aliança Francesa.

Os alunos trabalham no projeto fora da sala de aula. No sábado, 4 de maio, eles realizaram gravações de vídeo nas quais apresentaram a história de suas famílias nos dois idiomas. Jacob Loch de Oliveira, 13 anos, aluno de Inglês, comenta: “Achei muito legal nos reunirmos no sábado para mais esta etapa do projeto, principalmente porque é uma atividade que tem a ver com as diferentes origens da minha família, que são a portuguesa, a italiana e a alemã. Mas o objeto que escolhi foi um caderno que o meu pai me deu aos seis anos, e nele estão meus desenhos e exercícios de matemática”.

Helena Prujansky, de 13 anos, também concorda: “Achei muito interessante essa mistura de diferentes origens dos amigos da turma. Eu escolhi para representar minha família um menorá, que é um símbolo judaico trazido pelo meu bisavô para o Brasil”.

Já Adèle Fey, de 14 anos, aluna de francês, optou por trazer um livro que revela todas as famílias de origem grega que vivem em Florianópolis, entre as quais está a sua família paterna.

Um pouco do Projeto Origem será apresentado no  próximo Encontrão, no final de junho. E vejam as galerias de fotos do projeto aqui:

Acompanhe o projeto origem no Instagram ou segundo @projeto.origem