6° ANO E OS POVOS DO LITORAL CATARINENSE

Quem foram e como viviam os primeiros povoamentos do litoral catarinense?

Para visualizar este conteúdo estudado em sala de aula, fomos com o 6º ano ao Museu de Arqueologia e Etnologia da UFSC (MArquE).”, explica a professora de História da Escola da Ilha Gabriela Pohlmann. O Museu apresenta sítios pré-coloniais e pós-coloniais das populações guarani e jê, suas escrituras rupestres, oficinas líticas, urnas funerárias e diferentes tipos de artefatos e adornos.

Sentados ao redor da simulação de uma escavação, a guia do museu mostrou a importância do trabalho dos arqueólogos: buscar vestígios de presenças humanas passadas em sítios históricos (artefatos, esqueletos, construções, inscrições) e, com pesquisadores de outras áreas, decifrar como viviam os diversos povos que povoaram nosso planeta. Eles aprenderam, por exemplo, que Santa Catarina possui, em Laguna, um dos maiores sambaquis maiores do mundo, com 30 metros de altura. Alguns deles possuem mais de seis mil anos.

Estava em exibição no museu a exposição “Tecendo Saberes pelos Caminhos Guarani, Kaingang, Laklãnõ-Xokleng”, que teve curadoria dos próprios representantes destes povos. A professora de Artes Visuais da Escola da Ilha, Luana Pera, prepara junto com a professora de História, um projeto para o Encontrão, que acontece em julho: “Trabalhei com eles arte rupestre mesclando arte contemporânea e técnicas da arte urbana, como o estêncil, e no segundo bimestre, as aulas serão baseadas na arte indígena, sua cerâmica, grafismos e cestarias”, revela.

Veja aqui a galeria de fotos completa.