O 4° ANO E OS SABERES INDÍGENAS

“É importante que as crianças vejam que os indígenas não estão apenas no passado do estado catarinense, mas que eles fazem parte da nossa realidade atual”. Esse foi o objetivo da professora Silvana Cenci, que levou a turma do 4° ano ao Museu de Arqueologia e Etnologia da UFSC (MArquE) para visitar a exposição Tecendo Saberes pelos Caminhos Guarani, Kaingang, Laklãnõ-Xokleng, que teve curadoria dos próprios representantes desses povos.

Os alunos estavam trabalhando em sala de aula sobre as etnias que compõem o cenário cultural catarinense e, nas pesquisas realizadas, elas puderam estudar sobre os costumes, as tradições e o modo de viver dos povos guarani, kaingang, laklãnõ-xokleng.

Adorei conhecer mais sobre as tradições e os costumes dos indígenas catarinenses, principalmente manusear os livros criados pelas crianças indígenas sobre as lendas de seus povos e o mapa da localização dos indígenas no estado, e assistir aos vídeos sobre seus rituais”, comenta a aluna Luiza Haas, do 4° ano A.

Lara Jaques, sua colega, que já passou pela aldeia guarani do Morro dos Cavalos na Palhoça, também gostou da exposição: “Achei muito criativas as armadilhas e as carapuças que eles fazem para pegar os animais”.

Para a professora, essas saídas são extremamente importantes, pois permitem aproximar os alunos de culturas e de costumes diferentes dos seus. “Antes da aula da Silvana, eu sabia que havia indígenas no Brasil, mas não sabia que existiam etnias em Santa Catarina. Agora quero conhecer pessoalmente uma tribo indígena”, destaca Luiza.