Dia 18 de fevereiro, iniciamos o ano letivo com uma modalidade híbrida: os pais poderão escolher entre as aulas presenciais ou remotas.
Enquanto durar a pandemia, manteremos a opção pelo ensino 100% remoto para todos aqueles que consideram inseguro voltar às atividades presenciais. Para os alunos que fazem parte dos grupos de risco, as atividades remotas são obrigatórias.
As atividades presenciais, por conta das restrições legais, terão várias adequações.
Para entender a diferença entre as duas modalidades, consulte esta página.
A partir de 03 de fevereiro, realizaremos reunião com os pais de todas as turmas, pelo Zoom, para detalhar estas informações e esclarecer dúvidas. Elas serão convocadas por e-mail e neste portal.
Uma das restrições mais severas impostas pelo Governo do Estado é sobre o número máximo de alunos em sala de aula. Se continuarmos no nível de “Risco Potencial Gravíssimo”, vermelho, a Escola só pode receber 50% dos alunos matriculados em cada turno. Em todos os outros níveis, é necessário observar o distanciamento de 1,5m entre cada aluno, inclusive em sala de aula. Isto nos obriga a adotar, para muitas turmas, o regime de alternância para os alunos que optam pelas atividades presenciais: uma semana, terão aulas na Escola, na seguinte, assistem as aulas pelo Zoom.
Resumimos, aqui, como será organizado este ensino híbrido.
Do Infantil ao 3º ano do Fundamental, haverá aulas presenciais todos os dias. A tarde será dividida em dois períodos: das 13:30 às 15:30 h, aulas presenciais transmitidas para os alunos em estudo remoto; das 16:00 as 18:00 h, atividades complementares, sem transmissão, com os professores (Minhas Aulas).
Do 4º ano do Fundamental em diante, as turmas têm aulas presenciais em alternância, semana sim, semana não. As aulas presenciais serão transmitidas aos alunos que ficam em casa (presença pelo Zoom obrigatória, pois as aulas tem continuidade). Veja os horários:
- 4º e 5º ano: 5 aulas (45 min), das 13:30 às 17:40; saída até as 18:00 h;
- do 6º e 9º ano: 5 aulas (45 min), das 7:30 às 11:40 h; saída até as 12:00 h
- no Ensino Médio, 6 aulas (45 min) , das 7:30 às 12:15 h, com aulas on-line à tarde.
Algumas regras impostas por portaria do Governo do Estado (de 15/12/2020) deverão ser respeitadas:
- uso de máscara a partir de 2 anos;
- distanciamento de 1,5 m em todos os ambientes;
- proibição de compartilhamento de objetos e contatos físicos;
- lugar fixo na sala de aula;
- saída de sala limitada e monitorada; lanche na própria sala de aula;
- 3 zonas distintas delimitadas, cada qual com a sua entrada, suas salas e suas áreas para descanso ao ar livre 0u atividades físicas;
Os pais de alunos deverão portar máscara e respeitar o distanciamento, mesmo nas áreas externas. Não será permitido entrar no interior dos ambientes frequentados pelos alunos (corredores, salas, pátios). Uma exceção será feita para a adaptação dos alunos do Infantil e 1º ano, com espaços reservados para que os pais possam aguardar em segurança.
Gostaríamos de frisar que não acreditamos que o ensino remoto ou o ensino híbrido possam substituir o ensino presencial, em especial no Ensino Infantil e no Ensino Básico. Entretanto, permanecemos em níveis altíssimos de risco de contágio.
Nosso desafio é de conciliar vários objetivos divergentes, ou até contraditórios. De um lado, devemos reduzir os riscos de contágio e proteger a saúde de nossos alunos, nossos funcionários e seus familiares. De outro lado, reduzir ao máximo os prejuízos psicológicos e educacionais acumulados em nove meses de isolamento, assegurando a todos os nossos alunos as mesmas oportunidades de ensino. Por fim, respeitar as normas legais, por vezes contraditórias entre si, ou incoerentes com outras normas ou medidas.
As ações de capacitação dos funcionários estão programadas. Os professores, que começam seu planejamento dia 03 de fevereiro, também receberão capacitação.
Várias reformas e adaptações do ambiente escolar estão sendo finalizadas para tornar isto possível: aumento do número de salas, sinalização para auxiliar os alunos e lembrar as restrições e recomendações.
Todas estas ações estão detalhadas em nosso Plano de Contingência – PLANCON, enviado ao Conselho Municipal de Educação, para homologação. Consulte aqui o resumo executivo do PLANCON (clique para visualizar ou baixar). O plano completo pode ser solicitado.
Um guia de bolso será distribuído aos alunos no 1º dia de aula.
Publicamos, no portal, perguntas e respostas sobre como será a opção pelo ensino 100% remoto.
Publicamos, também, todas as restrições às atividades escolares impostas por lei ou recomendadas pelas autoridades sanitárias e incluídas no nosso PLANCON.
Obrigada pelos esclarecimentos. Todos os pontos estão, a meu ver,
bem coerentes. Numa situação como esta, fica claro que a escola tem
se dedicado a se planejar e pensar, de forma bem organizada, as novas
formas de estruturação do ensino de maneira a contemplar todos os
fatores inclusos na problemática da pandemia. Num momento desses não há como ter fórmula perfeita. Tudo é muito novo e muda a todo instante. Vamos fazendo e ajustando conforme a necessidade.
Parabéns pelo excelente e exaustivo trabalho.
Gisela.
Gisela, obrigado pelos elogios. Foi um trabalho em equipe e os pais de alunos, pela participação intensa ao longo de 2020, nos ajudaram a construir esta proposta. A equipe pedagógica, financeira, de TI, de manutenção estão trabalhando desde o início para manter a qualidade do nosso atendimento. A equipe pedagógica não tirou férias para eliminar todas as brechas de um esquema complexo. Estamos finalizando as reformas que vão permitir receber alunos e pais em segurança, respeitando as regras estabelecidas e as recomendações das autoridades epidemiológicas. Terça feira, iniciamos 10 dias de planejamento e capacitação dos professores: durante alguns dias, eles vão se cruzar com pedreiros, pintores, eletricistas, aplicadores de sinalização, etc. Na quarta, começam as reuniões com pais. Consulte no portal as datas e os links.