PROJETO SEMENTES AO VENTO DO INFANTIL B

O Dia da Árvore – comemorado no Brasil em 21 de setembro – foi um dia especial para os alunos do Infantil B: eles visitaram o Parque Municipal do Córrego Grande (veja as fotos), observaram as árvores, cantaram a canção da turma relacionada ao plantio, conversaram sobre os insetos, brincaram e fizeram um piquenique.

A visita faz parte do Projeto Sementes ao Vento, cujo objetivo é levar as crianças a descobrir como nasce e cresce uma planta, do plantio da sementinha até a sua transformação em planta ou árvore e, com isso, se conscientizar sobre os cuidados que devemos ter com a natureza. “Nós já plantamos feijão, espinafre e salsinha em sala, e, além disso, cada aluno teve a oportunidade de plantar um girassol e de levá-lo para o seu lar para poder cuidar e observar com a família”, revela a professora Chrystiane Rosa. “Este tema foi o que mais interessou o grupo no início do ano, por isso escolheram o nome de Turma do Girassol“.

Além do plantio, os alunos estudam sobre a importância do sol e da chuva para o crescimento das plantas, assim como cada parte que constitui uma árvore: raízes, caules, folhas, frutos e flores.

Símbolo da natureza, a árvore é uma das mais importantes riquezas naturais que possuímos, pois são imprescindíveis para a vida na Terra, já que são as responsáveis pela umidade do ar, produzem oxigênio, evitam erosão, reduzem a temperatura, fornecem sombra, alimento e abrigo para muitas espécies, inclusive o homem, nos presenteiam com o aroma de suas flores, nos fornecem madeira para as construções e o mobiliário, etc.

Além de gerar atividades pedagógicas em todas as áreas, a professora espera, com este projeto,  contribuir para que as crianças – e a próxima geração de adultos – ganhem consciência da importância das florestas, da luta contra o desmatamento e da preservação do meio ambiente. As varias etapas desse trabalho podem ser vistas nos links das galerias de fotos: O projeto e o plantio , Observação das plantas e Pequenos Gourmets.

O resultado deste trabalho também foi apresentado no Arte na Ilha, na 3ª noite do evento, 4ª feira, como você pode conferir no vídeo abaixo.