ENVIAR MENSAGENS PARA O FUTURO, PARA APRENDER HISTÓRIA

Enviar uma mensagem para nós mesmos, no futuro…

É o que fizeram os alunos do 6º ano no projeto “Cápsula do Tempo”. A proposta da professora de História, Gabriela Pohlmann, é simples: colocar cartas escritas por eles e endereçadas a eles mesmos e objetos pessoais dentro de um recipiente, que será aberto em novembro de 2021, quando estiverem terminando o 9º ano do ensino fundamental.

Mas o que o futuro tem a ver com a História? “Achei interessante introduzi-los na disciplina de História de uma forma que eles próprios produzissem uma fonte histórica para o futuro por meio de um objeto representativo dessa época da vida deles, além de escreverem cartas sobre como são agora e sobre suas expectativas acerca do futuro do Brasil”, declara a a professora.

A aluna Isadora Moretti (6° ano A), de 11 anos, diz: “Achei muito legal o projeto, pois ao abrir a cápsula eu me lembrarei do quanto gostava da minha pulseira e por meio da carta que escrevi para mim mesma poderei ver a forma como eu pensava e se eu mudei”.

A professora Gabriela destaca também: “É importante que os alunos compreendam a relação do tempo do ser humano com o tempo histórico, sobretudo com a ideia de permanências e mudanças”.

Além disso, o objetivo deste projeto é fortalecer os vínculos de amizade criados na escola e motivar os estudantes a pensarem sobre o conceito de futuro, sobre o que esperam para si mesmos e sobre o que desejam para o seu país.

Pelo visto, Isadora já fez suas previsões: “No futuro, o mundo será mais desenvolvido, haverá mais tecnologias para melhorar a nossa vida e teremos mais conforto”.