,

O Infantil D1 – Turma do Madagascar e sua culinária

Um lêmure conquistou os alunos do Infantil D1 logo no início do ano. O interesse surgiu da leitura de um livro no qual o animal é protagonista, e do filme Madagascar 1, assistido em sala. Assim nasceu a Turma do Madagascar. Ao estudar a ilha onde habita os alunos descobriram que o arroz é um dos produtos básicos da culinária local. Foi por esta razão que as receitas utilizadas no projeto pequenos gourmets usam este ingrediente. Em maio, eles fizeram um bolinho de arroz com aveia e um risoto de frango com cenoura. Vejam as fotos.

, ,

Cores de comer: o Infantil C e sua culinária

CrodoDali mostrou para os alunos do Infantil C que nosso mundo é colorido e que são infinitas as possibilidades de nos expressar utilizando linguagens artísticas, através do teatro, dos desenhos, das pinturas, das gravuras. No final do livro, do qual é personagem principal, ele convida cada criança a fazer sua própria obra de arte. Vem daí o nome Turma das Cores. Com suas receitas do projeto Pequenos Gourmets, eles produziram cores para se comer.

, ,

4 estações na mesa: o 1º B e sua cozinha – 1

As quatro estações: este é o tema do projeto pedagógico do 1° Ano B. No projeto dos Pequenos Gourmets, de culinária, que acontece a cada quinze dias, os alunos estão também se inspirando no tema: escolheram quatro receitas para cada uma das estações. No verão faz calor, então as receitas privilegiam alimentos mais frescos e mais leves.

, ,

4 estações na mesa: o 1º B e sua cozinha – 2

As quatro estações: este é o tema do projeto pedagógico do 1° Ano B. No projeto dos Pequenos Gourmets, de culinária, que acontece a cada quinze dias, os alunos estão também se inspirando no tema: escolheram quatro receitas para cada uma das estações.

, , , ,

2ª EM no mundo das artes

As três professoras de artes – visuais, teatro e cinema – se uniram para levar os alunos da 2ª série do Ensino Médio visitar a 6ª edição do Floripa na Foto Festival (fotografia) e conversar com a equipe do Centro Integrado de Cultura de Florianópolis (CIC).

, , , , ,

SIEM 2019: PARTICIPAÇÃO RECORDE, BANHO DE GEOPOLITICA E APRENDIZADOS

Graças aos alunos da Escola da Ilha, a posição dos EUA foi vitoriosa no Conselho de Segurança da ONU: o uso de drones nos conflitos armados continua sem regulamentação.

Este é um dos resultados da simulação da reunião do Conselho realizada no último SIEM, evento organizado pelo curso de Relações Internacionais da UFSC. O evento simula reuniões de vários órgãos multilaterais, em particular a Assembléia Geral da ONU e seu Conselho de Segurança. A IX edição do evento bateu recorde de participação: mais de 1000 alunos inscritos, dentre eles 42 alunos da Escola da Ilha (mais de 1/3 dos Ensino Médio!), que se dividiram em 6 equipes, cada qual incumbida de representar um país em uma das reuniões simuladas. Foi um banho de geopolítica, um aprendizado de estratégia, planejamento, expressão, negociação…