,

Começo, meio e fim: as narrativas do 2º B

Para criar uma história – ou mesmo um bilhete – é necessário um começo, um meio e um fim. Pouco a pouco, os alunos do 2°B, a Turma “1,2,3 era uma vez”, foram entendendo como funciona uma narrativa e puderam criar suas próprias histórias. Eles começaram com histórias em quadrinhos, criadas em dupla, para depois elaborar histórias escritas, que serão apresentadas na coleção Pequenos Autores da Ilha. “Por meio desse trabalho, as crianças puderam aprender a relacionar o desenho e o texto”, explica a professora Kenia Marcon Belli.

, , ,

1º ano B, Turma dos 7 mares, visita exposição

O 1º ano B escolheu o nome “Turma dos 7 mares” e definiu o tema de seu projeto de estudos para este ano: os mares e a vida marinha. Uma das primeiras atividades foi a visita à exposição “Mar, Mistérios e Aventuras”, que esteve em cartaz em fevereiro e março.

, , ,

O Infantil D1 e a culinária do deserto

A cada 15 dias, os alunos do Infantil D1 se vestiram de chefs e puseram a mão na massa para preparar uma receita inspirada pelo projeto pedagógico da turma ou trazida por algum aluno, para mostrar os costumes e a história de sua família. No final do ano, parte destas receitas foi publicada pela Coleção Pequenos Gourmets, num livro inspirado no estudo que fizeram sobre o Egito e o tempo dos faraós e intitulado “Vivendo no deserto”. Vejam um pouco do dia a dia do projeto da turma ao longo do ano.

, , ,

O Infantil D e a alimentação saudável dos surfistas

A cada 15 dias, os alunos do Infantil D se vestiram de chefs e puseram a mão na massa para preparar uma receita inspirada pelo projeto pedagógico da turma ou trazida por algum aluno, para mostrar os costumes e a história de sua família. No final do ano, parte destas receitas foi publicada pela Coleção Pequenos Gourmets. Vejam um pouco do dia a dia do projeto da turma ao longo do ano.

, , ,

Pequenos Gourmets e seus quitutes interdisciplinares

A cada 15 dias, os alunos do Infantil ao 1º ano do fundamental se vestem de chefs e põem a mão na massa para preparar uma receita inspirada pelo projeto pedagógico da turma ou trazida por algum aluno. Trata-se do projeto Pequenos Gourmets, que integra várias disciplinas e trabalha várias habilidades que fazem a diferença no desenvolvimento dos alunos.
No final do ano, parte destas receitas é publicada em um livro. O lançamento da coleção deste ano foi realizado em 06 de dezembro, com sessão de autógrafos pelos alunos e degustação de uma das receitas elaboradas pela turma.

, , , ,

4º B visita Museu Etnográfico em Biguaçu

Não é só nos livros que se aprende história. O Museu Etnográfico Casa dos Açores, em Biguaçu, grande Florianópolis, é um dos poucos museus que preservam a história de Santa Catarina. Os alunos do 4º ano B foram conferir, em agosto deste ano.