, , , , ,

SIEM 2019: PARTICIPAÇÃO RECORDE, BANHO DE GEOPOLITICA E APRENDIZADOS

Graças aos alunos da Escola da Ilha, a posição dos EUA foi vitoriosa no Conselho de Segurança da ONU: o uso de drones nos conflitos armados continua sem regulamentação.

Este é um dos resultados da simulação da reunião do Conselho realizada no último SIEM, evento organizado pelo curso de Relações Internacionais da UFSC. O evento simula reuniões de vários órgãos multilaterais, em particular a Assembléia Geral da ONU e seu Conselho de Segurança. A IX edição do evento bateu recorde de participação: mais de 1000 alunos inscritos, dentre eles 42 alunos da Escola da Ilha (mais de 1/3 dos Ensino Médio!), que se dividiram em 6 equipes, cada qual incumbida de representar um país em uma das reuniões simuladas. Foi um banho de geopolítica, um aprendizado de estratégia, planejamento, expressão, negociação…

,

7º e 8º ano: caderno de redação, um convite à escrita

O caderno de redação pode se tornar um convite à escrita… Essa foi a aposta da professora Juliana Rabello (Língua Portuguesa e Redação). Logo na primeira aula de redação, ela propôs aos alunos criar uma folha de rosto personalizada para seus cadernos. “A ideia é que o caderno de redação funcione que como um livro em construção, no qual o aluno registrará todas as suas produções, não necessariamente escolares, que ele se veja como autor”.

, , ,

Show de música para a recepção dos alunos em 2019

Sexta feira, para encerrar a primeira semana de aula, tivemos o já tradicional show musical de recepção. A abertura do show foi feita pela banda formada pela família Carpes e convidados (pai, esposa, filho recém formado pela Escola, um dos aproados na UFSC). Duas outras bandas se apresentaram: a Anjos do Rock e a dos professores da Garagem 2020 – escola de música e de reforço escolar, vizinha e parceira da Escola.

, , ,

REDUZA, REUSE, RECICLE O PLÁSTICO: O 7° A LANÇA CAMPANHA

A agenda 2030 da ONU para um planeta mais sustentável: este foi um dos temas trabalhados pelo 7º ano na disciplina de inglês, com a professora Kelly Kern. Não contentes de estudar o tema, os alunos do  7° A resolveram mobilizar os outros alunos da Escola. No dia 18 de outubro, nos corredores da escola vestidos de preto e munidos cada um de seu copo reutilizável, fizeram uma performance musical e de protesto, com dizeres em inglês, a respeito da preservação do meio ambiente e da redução do consumo de produtos derivados do plástico.

, , , ,

7° ANO NO ESPAÇO ECO DO AVENCAL

A história da humanidade, as ciências, a ecologia e a sustentabilidade: este é o foco do Espaço Eco do Avencal, localizado em Porto Belo, que os alunos do 7º ano visitaram dia 25 de setembro. Para abordar estes assuntos, o espaço conta com recursos visuais, um laboratório de Química e Física ao ar livre, animais vivos e réplicas de dinossauros que exemplificam o processo da evolução da vida no planeta, mapas gigantes, miniusinas hidrelétrica e eólica.

, , , , ,

Olimpíadas de História do Brasil

Entraram de sola: já na primeira participação, foram à final. Assim foi a participação da equipe da Escola da Ilha classificada para a final da 10ª edição das Olimpíadas Brasileiras de História do Brasil formada por Isabela Xavier (1ª série), Diogo Franchin de Paula e Alena Zea  (9° ano), todos com apenas 15 anos de idade. Seis equipes da Escola (18 alunos) se inscreveram e passaram pelas 6 primeiras fases da competição, realizadas pela internet. Apenas 2 equipes de Santa Catarina passaram para a final, realizada em Campinas, a da Escola ficando em primeiro lugar.