, , , ,

2ª EM no mundo das artes

As três professoras de artes – visuais, teatro e cinema – se uniram para levar os alunos da 2ª série do Ensino Médio visitar a 6ª edição do Floripa na Foto Festival (fotografia) e conversar com a equipe do Centro Integrado de Cultura de Florianópolis (CIC).

,

FILÓSOFOS FAMOSOS DEBATEM ESTADO NA 2ª SÉRIE EM

Maquiavel, Marx, Rousseau, Hobbes, Durkheim, Weber, Bakunin, Proudhon e Emma Goldmann. Queremos agradecer a todos eles a gentileza de participar pessoalmente de um debate na sala da 2ª série do Ensino Médio neste mês de abril.

O debate foi resultado de um desafio lançado pela professora Michele Morais, para encerrar o 1º bimestre: realizar um debate formal sobre algumas das principais teorias sobre o estado, elaboradas por alguns dos maiores pensadores dos últimos séculos. Divididos em trios e quartetos, os alunos deviam encarnar, literalmente, um dos teóricos da questão. Ao menos um membro do grupo deveria se caracterizar e debater em primeira pessoa.

, , , , ,

SIEM 2019: PARTICIPAÇÃO RECORDE, BANHO DE GEOPOLITICA E APRENDIZADOS

Graças aos alunos da Escola da Ilha, a posição dos EUA foi vitoriosa no Conselho de Segurança da ONU: o uso de drones nos conflitos armados continua sem regulamentação.

Este é um dos resultados da simulação da reunião do Conselho realizada no último SIEM, evento organizado pelo curso de Relações Internacionais da UFSC. O evento simula reuniões de vários órgãos multilaterais, em particular a Assembléia Geral da ONU e seu Conselho de Segurança. A IX edição do evento bateu recorde de participação: mais de 1000 alunos inscritos, dentre eles 42 alunos da Escola da Ilha (mais de 1/3 dos Ensino Médio!), que se dividiram em 6 equipes, cada qual incumbida de representar um país em uma das reuniões simuladas. Foi um banho de geopolítica, um aprendizado de estratégia, planejamento, expressão, negociação…

, , ,

Show de música para a recepção dos alunos em 2019

Sexta feira, para encerrar a primeira semana de aula, tivemos o já tradicional show musical de recepção. A abertura do show foi feita pela banda formada pela família Carpes e convidados (pai, esposa, filho recém formado pela Escola, um dos aproados na UFSC). Duas outras bandas se apresentaram: a Anjos do Rock e a dos professores da Garagem 2020 – escola de música e de reforço escolar, vizinha e parceira da Escola.

, , , , ,

Olimpíadas de História do Brasil

Entraram de sola: já na primeira participação, foram à final. Assim foi a participação da equipe da Escola da Ilha classificada para a final da 10ª edição das Olimpíadas Brasileiras de História do Brasil formada por Isabela Xavier (1ª série), Diogo Franchin de Paula e Alena Zea  (9° ano), todos com apenas 15 anos de idade. Seis equipes da Escola (18 alunos) se inscreveram e passaram pelas 6 primeiras fases da competição, realizadas pela internet. Apenas 2 equipes de Santa Catarina passaram para a final, realizada em Campinas, a da Escola ficando em primeiro lugar.

,

Artistas da Semana de Arte Moderna de 1922 visitam a Escola

Heitor Villa-Lobos, Oswaldo Goeldi, Cecília Meirelles, na Escola da Ilha? Sim, encarnados nos alunos da 2ª série do Ensino Médio, eles circularam pelos corredores lembrando da semana de arte moderna de 1922. Vejam o registro fotográfico da experiência sugerida pelo professor Robson, de literatura. Leiam, também, a matéria sobre o projeto, em nosso portal.