, , , ,

2ª EM no mundo das artes

As três professoras de artes – visuais, teatro e cinema – se uniram para levar os alunos da 2ª série do Ensino Médio visitar a 6ª edição do Floripa na Foto Festival (fotografia) e conversar com a equipe do Centro Integrado de Cultura de Florianópolis (CIC).

, , , ,

3º B vai ao centro histórico

“A Ilha de Santa Catarina é o pequeno e complexo mundo em que vivemos e é esse mundo que escolhemos como tema para os projetos pedagógicos das turmas do 3º ano. Ao longo do ano, realizamos várias saídas de estudos para conhecer melhor nossa história, nossa geografia, nossa cultura”. É assim que a professora Zoraia Correa (3º ano B) explica a primeira destas saídas, que levou sua turma  ao centro de Florianópolis na semana de aniversário do município.

, , , ,

3º ano A em visita ao Centro

“Nossa turma trabalhará a influência gastronômica açoriana. Esse é um dos temas que procuramos trabalhar nas saídas de estudo que realizamos pelo município ao longo do ano” declara a professora Shelley Ceccato, do 3º ano A. “Quero levar os alunos para conhecer uma comunidade pesqueira e um engenho de farinha artesanal”

,

7º e 8º ano: caderno de redação, um convite à escrita

O caderno de redação pode se tornar um convite à escrita… Essa foi a aposta da professora Juliana Rabello (Língua Portuguesa e Redação). Logo na primeira aula de redação, ela propôs aos alunos criar uma folha de rosto personalizada para seus cadernos. “A ideia é que o caderno de redação funcione que como um livro em construção, no qual o aluno registrará todas as suas produções, não necessariamente escolares, que ele se veja como autor”.

, , ,

Show de música para a recepção dos alunos em 2019

Sexta feira, para encerrar a primeira semana de aula, tivemos o já tradicional show musical de recepção. A abertura do show foi feita pela banda formada pela família Carpes e convidados (pai, esposa, filho recém formado pela Escola, um dos aproados na UFSC). Duas outras bandas se apresentaram: a Anjos do Rock e a dos professores da Garagem 2020 – escola de música e de reforço escolar, vizinha e parceira da Escola.

, , , , ,

Olimpíadas de História do Brasil

Entraram de sola: já na primeira participação, foram à final. Assim foi a participação da equipe da Escola da Ilha classificada para a final da 10ª edição das Olimpíadas Brasileiras de História do Brasil formada por Isabela Xavier (1ª série), Diogo Franchin de Paula e Alena Zea  (9° ano), todos com apenas 15 anos de idade. Seis equipes da Escola (18 alunos) se inscreveram e passaram pelas 6 primeiras fases da competição, realizadas pela internet. Apenas 2 equipes de Santa Catarina passaram para a final, realizada em Campinas, a da Escola ficando em primeiro lugar.