O Portal da Escola da Ilha

Nesse portal, buscaremos retratar o que fazem os alunos, a equipe da Escola e as famílias, numa parceria que nos dá orgulho e que queremos mostrar.

Ele traz, de forma integrada:

  • notícias sobre nossas atividades, mas também sobre assuntos mais gerais de interesse da comunidade escolar;
  • galerias de fotos, a maioria delas acessíveis somente a quem é da comunidade escolar (log-in necessário), de forma que a privacidade de todos seja preservada;
  • informações institucionais sobre a Escola;
  • o sistema acadêmico, acessível em um click e integrado ao portal.

O portal é o resultado de um longo trabalho colaborativo, que envolveu várias pessoas e instituições.

Ruth Klotzel concebeu e desenvolveu o design do Portal, inclusive nos aspectos relativos à navegabilidade e à organização das informações e das imagens. Designer e especialista em comunicação visual, formada e pós-graduada pela FAU/USP, sócia proprietária da Estudio Infinito, Cultura, Comunicação e Design, a Ruth tem mais de 30 anos de experiência em matéria de design, comunicação visual, organização de exposições (curadoria e projeto expositivo). Foi professora na FAAP e na faculdade do SENAC, em São Paulo, fundadora da Associação dos Designers Gráficos do Brasil e vice-presidente do ICOGRADA – International Council of Design.

Ela vem contribuindo há alguns anos para a melhoria da comunicação visual da Escola da Ilha, em particular o material gráfico, impresso ou digital (Arte na Ilha, coleção dos livros dos Pequenos Autores, agenda, entre outros), a sinalização interna e o design de vários ambientes da Escola. Ela assume, a partir de agora, a gestão de grande parte do conteúdo do Portal.

O Estúdio Infinito contou com a colaboração de Juliana Shiraiwa, formada em Design pela Universidade Federal de Santa Maria, com mestrado pela UFSC, professora da Faculdade Energia, em Florianópolis, e Miguel Etges, designer gráfico e artista visual, formado pela Universidade Federal de Santa Maria, com mestrado pela UDESC (poéticas visuais e fotografia), diretor de arte da Evoq Branding.

Parte do conteúdo já postado e das fotos são de responsabilidade de Carolina Coral, jornalista que vem prestando serviços à Escola há dois anos. Formada em Jornalismo pela PUC-RJ e mestrado na Universidad de Chile, é ela quem produz a maior parte das matérias e parte das imagens que são publicadas no Facebook da Escola.

Parte das fotos – em particular as fotos das páginas institucionais e a cobertura fotográfica do Arte na Ilha de 2016 – são de Oscar Rivas Beasley, fotógrafo e designer uruguaio, radicado em Florianópolis há algumas décadas.

O responsável pela programação do portal foi Cazuma Nii Cavalcanti, programador e proprietário da Arte Ninja Soluções Digitais, empresa de São Paulo especializada em construção e gerenciamento de portais e sites.

No início do seu desenvolvimento, o portal contou com a contribuição de Giácomo Pellegrini, ex-gerente de sistemas da Escola, e na etapa final, com a de Humberto Raul Soares Filho, que exerce atualmente essa função.