, ,

Abrindo o ano: espaço para a arte estudantil

“Quando comecei a me apresentar nas olimpíadas era eu que ia atrás, perguntando se poderia tocar. Aí, do ano passado para cá, a Escola começou a chamar a gente”, relata João Pedro Piffer, baixista e estudante do Terceirão. Durante o show de abertura para além do blues e do rock que tocou, pôde se escutar, que a vida na Escola da Ilha não é apenas estudar. “Se não a gente acaba se perdendo dentro de um caderno, entende?”, manifesta Piffer.

, ,

Alunos conquistam ouro nas olimpíadas brasileiras de ciências!

Estudantes da Escola da Ilha conquistaram medalha de ouro na Olimpíada Brasileira de Ciências. Gustavo Wanka da 1ª série EM e Maria Júlia Bruciapaglia do 8º ano EF são estudantes da Escola desde o 1 ano do Ensino Fundamental. Além das duas medalhas de ouro, a aluna Carolina Schmidt, 8º ano EF, ganhou menção honrosa. Um feito notável! De onde vem este resultado?

Pertencimento e coerência: o foco de 2024

A Escola da Ilha completa 35 anos, mas nem por isso se acomoda: todos os anos, durante a semana de planejamento, realizamos ações de formação dos professores.

A temática principal deste ano foi “o pertencimento e a coerência na Escola”. A Escola é um coletivo complexo, que compartilha valores e projetos e, neste espaço, cada indivíduo tem um papel e suas ações sempre têm um impacto no funcionamento geral do sistema. Como lidar com isto, de forma que cada indivíduo, em sua singularidade, contribua com a coerência deste coletivo, enriquecendo-o de forma que todos – o coletivo e os indivíduos – cresçam?

Memórias inéditas – saídas pedagógicas

O ano de 2023 passou, mas fica na memória. Nem todas as lembranças foram possíveis de divulgar, pois é preciso ter o cuidado para trazer com elas não apenas fotos bonitas, mas os aprendizados que as crianças e os adolescentes da Escola da Ilha adquiriram neste ano. Todavia em nossos arquivos existem alguns momentos inéditos que transformamos em galerias para você conferir:

 

 

2° lugar no ranking da UFSC: o Terceirão 2023 arrasou!

O Terceirão 2023 da Escola da Ilha arrasou!

  • 2º lugar em aprovação, no ranking da UFSC;
  • 49% dos alunos aprovados na UFSC (primeira chamada);
  • somando o vestibular da UDESC, 55%, dos alunos foram aprovados na primeira chamada;
  • foram 8 pódios na classificação dos cursos: quatro alunos em 1º lugar, dois em 2º e dois em 3º lugar; 
  • A Escola da Ilha é a 2ª que mais aprova, em Florianópolis, nas últimas 10 edições do vestibular (2014-2024). 

 

 

, ,

SOS tartarugas: lições da Turma da Praia

O verão coincide com a época da desova das tartarugas marinhas. “De 100 tartarugas que nascem apenas 1 tartaruga sobrevive, e às vezes as pessoas que vão à praia acabam pisando nelas sem querer”, fala a estudante Heloiza Machado Follmann, de 6 anos. Os estudos da Turma da Praia levaram-na para conhecer o Projeto Tamar e aprender sobre a situação das tartarugas marinhas. As crianças do infantil 4 reforçam o alerta para a preservação com muito conhecimento a compartilhar.