MINHAS AULAS: estudar em casa ficou mais fácil. 

A Escola da Ilha lançou, hoje, o MINHAS AULAS: uma nova forma de organizar os estudos.

Ao acessar o ACADÊMICO, pelo portal da Escola, pais e alunos encontrarão o link para o MINHAS AULAS. As AULAS serão liberadas de forma progressiva.  Nesta segunda, liberamos os espaços das aulas de segunda, e assim sucessivamente.

O que há de novo:

1. Cada professor tem um espaço (“Curso“). Ali estarão as atividades e os materiais propostos pelos professores, organizados por aula. Poderá haver vídeo-aulas, documentos a ler e estudar, links para sites a consultar, tarefas e trabalhos a entregar. Não será mais necessário buscar no menu “Material do Professor”.

2. As atividades são organizadas em sequência, uma atividade seguida da outra, na ordem proposta pelo professor. Uma vez realizada uma atividade, ela ficará marcada com um símbolo verde. Isto melhora a organização dos estudos pelo estudante e o professor poderá acompanhar o seu percurso.

3. Esta sequência seguirá os horários de cada disciplina. Por exemplo: se um professor tem aulas com uma turma na segunda e na quinta-feira, ele disponibilizará na segunda-feira o material para a aula de segunda, depois o material para a aula de quinta-feira.

4. Haverá, nesta mesma plataforma, tarefas e trabalhos. Os trabalhos podem ser realizados na própria plataforma (digitando textos, inserindo imagens, etc…). Mas é possível também enviar trabalhos realizados fora do sistema. Os professores vão corrigir e dar retorno aos alunos na própria plataforma.

5. Haverá chats e fóruns. Os chats podem ser individuais (professor e alunos), ou em grupo, o que permite uma maior interação entre professores e alunos e entre colegas de turma. Os fóruns serão espaços de debate e elaboração coletiva, onde todos os alunos e o professor farão discussões coletivas e poderão realizar trabalhos coletivos.\

Os alunos vão poder criar uma rotina em casa, se organizar melhor para seus estudos. Eles poderão interagir mais com os professores e com os colegas. Cada um poderá seguir seu ritmo de estudos, de acordo com as suas possibilidades. A Escola e os professores poderão acompanhar melhor o percurso de cada aluno, para dosar o ritmo de atividades propostas e avaliar os resultados do trabalho.

O MINHAS AULAS não é um espaço para lives de professores dando aula ao vivo, como se estivessem na escola. Lives poderão acontecer esporadicamente, mas não serão a regra. Saiba porque:

  • as aulas virtuais não substituem o contato real entre professor e aluno;
  • a gestão de uma turma em sala de aula é bem diferente da gestão de um grupo de alunos conectados em uma plataforma de reunião digital;
  • nas duas pontas, há dificuldades de conexão (velocidade de internet, uso de softwares);
  • em muitos lares, há várias pessoas e um só computador;
  • o professor em isolamento é também pai ou mãe, cuidando de filho;
  • e, sobretudo, é contraproducente manter  alunos frente a um computador durante horas.
Comentários
  1. LEONARDO DAIBERT COIMBRA RIBEIRO says: -

    Bom dia Danilo. A ferramenta nova é muito boa! Parabéns para a escola. O aluno Leonardo Daibert do 4 ano B conseguiu realizar e enviar todas as atividades postadas pelos professores, e todas estão em 100%. Porém, quando clicamos em concluir, o sistema aceita e conclui a atividade corretamente, mudando até a atividade para a aba “Concluídos”. Porém, ao sair e entrar novamente no Sistema, todas as atividades concluídas voltam a ficar ” A concluir’. Esse problema é só com o nosso computador ou é um problema do Sistema que está acontecendo para todos? Obrigado. Alexandre Coimbra Ribeiro

    • DANILO PRADO GARCIA FILHO says: -

      Alexandre,

      Ficamos felizes em saber que seu filho conseguiu acompanhar o percurso até o final.

      A ferramenta foi desenvolvida para cursos EAD. O botão Concluir é para cursos que tem começo, meio e fim já pré-cadastrados pelo professor. O aluno, no final do percurso, comunica que concluiu.

      No nosso caso, como os professores continuarão postando conteúdos até o fim do confinamento, não há final pré-estabelecido. O botão não é operacional, portanto.

      Pedimos para tirarem, mas como a ferramenta funciona apenas provisoriamente para escolas e como isto tem uma funcionalidade nos cursos EAD, não vão tirar.

      Continuamos à disposição.

  2. DANIEL GUEDES MARTINS JUNIOR says: -

    Bom dia
    Não consigo achar o acesso de jeito nenhum
    7 ano A e 4 B

    • DANILO PRADO GARCIA FILHO says: -

      Dainel,

      Vamos entrar em contato para ver o que está ocorrendo.

  3. CAROLINA ALY RAFFAELLI says: -

    Não estou conseguindo acesso pelo Minhas Aulas para o Francisco 6B.

    • DANILO PRADO GARCIA FILHO says: -

      Carolina,
      Em breve, vamos entrar em contato para entender o que está acontecendo.

  4. CAROLINA ALY RAFFAELLI says: -

    Não estou conseguindo acesso pelo aos Meus cursos para o Francisco 6B

    • DANILO PRADO GARCIA FILHO says: -

      Carolina,
      Em breve, vamos entrar em contato para entender o que está acontecendo.

  5. FERNANDA BERNARDINO JERONIMO ECHUDE says: -

    E quando acesso o “Minha turma”, dá a mensagem que não foi possível encontrar resultados para esta busca…

    • DANILO PRADO GARCIA FILHO says: -

      Fernanda, vamos entrar em contato para solucionar seu problema.

  6. FERNANDA BERNARDINO JERONIMO ECHUDE says: -

    Boa tarde, sou mãe do Heitor – 4ºB, não encontrei o acesso “Cursos”.

    • DANILO PRADO GARCIA FILHO says: -

      Fernanda, vamos entrar em contato para solucionar seu problema.