KITS PEDAGÓGICOS: FERRAMENTAS DE TRABALHO REMOTO PARA O INFANTIL E O 1º ANO

Desenvolver atividades pedagógicas remotas para as turmas do Infantil e do 1º ano do Fundamental são um desafio para todas as escolas e todas as famílias envolvidas.

Nesta faixa etária, os alunos têm dificuldade de se concentrar muito tempo como meros espectadores de alguma atividade, seja ela uma peça de teatro, um filme, quanto mais de um professor em uma aula virtual. Por outro lado, as atividades propostas pelas plataformas digitais exigem a mediação dos pais. Nestes tempos de pandemia, os pais se tornaram, portanto, mediadores e, muitas vezes, alunos, escutando as aulas dos professores junto com seus filhos.

As habilidades que devem ser desenvolvidas nesta faixa etária envolvem a experiência direta, visual, auditiva, verbal, tátil e física, dos alunos e exigem uma interação constante dos professores com cada aluno em particular. Nas atividades presenciais, recorremos a várias ferramentas e estratégias pedagógicas: os blocos lógicos, as atividades de desenvolvimento da motricidade, as atividades de desenvolvimento da criatividade e de leitura dos símbolos (figuras, formas, letras), as rodas de histórias e conversas, o exercício da fala, do canto e do ritmo, as atividades de escuta dos diferentes sons, o contato com objetos de texturas diferentes, a elaboração e o respeito de rotinas na vida escolar, a organização do seu espaço e do seu material, o cuidado com a higiene e a alimentação, dividir a atenção do Professor, esperar sua vez de falar, respeitar o tempo dos colegas, saber lidar com a frustração, o cansaço, as descobertas… que também desenvolvem habilidades motoras e conhecimento das diferentes formas de vida…

Como substituir todas estas ferramentas e atividades nas atividades desenvolvidas remotamente?

Para superar parte destas dificuldades, estabelecemos mais um eixo de ação em nossa estratégia de ensino remoto: os kits pedagógicos, organizados pelos professores e distribuídos pela escola quinzenalmente.

Estes kits serão uma ferramenta importante no desenvolvimento das habilidades das crianças destas faixas etárias, que tem dificuldades de permanência prolongada diante dos computadores. Eles levam, para dentro de casa, algumas das ferramentas que utilizamos nas salas de aula ou nas atividades presenciais.

Há quebra-cabeças, jogos da memória, peças construídas pelas professoras ou material impresso para serem usados nas aulas ao vivo, bambolês, castanholas e pandeiros para a música (com material reciclado), elementos para distinguir cores e animais, tapa-olhos para a turma dos piratas

A coordenadora, Madeleine Ramos de Oliveira e Godoy, nos explica a importância dos kits: “Baseados nos projetos desenvolvidos pelas turmas, os Professores e Auxiliares criaram atividades e jogos, com diferentes materiais para dar continuidade ao desenvolvimento das habilidades elencadas para cada faixa etária e tornar a aprendizagem significativa de forma lúdica e prazerosa. Os componentes dos Kits pedagógicos poderão ser utilizados nas aulas on-line (para os alunos que tem acesso) e vão acompanhados de instruções de utilização.”

As famílias que não podem puderem retirar o material, porque estão longe, poderão solicitar a algum familiar ou amigo que retirem ou reproduzir algo similar em casa.