INFANTIL D VISITA PROJETO TAMAR

Limpar os oceanos: a Turma dos Surfistas, Infantil D, faz a sua parte em visita ao Projeto Tamar.

Todo ano, são despejados 8 milhões de toneladas de plástico nos oceanos, gerando um prejuízo de 8 bilhões de dólares. O plástico representa de 60 a 90% do lixo jogados nos oceanos. O problema é tão alarmante que a ONU lançou neste ano a campanha global Clean Seas (Limpar os Mares).

Assista o vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=ju_2NuK5O-E

O Infantil D, da Professora Samara Gauer, já começou a fazer a sua parte, realizando um mutirão de limpeza da praia da Barra da Lagoa durante uma visita ao Projeto TAMAR.

“A turma escolheu como nome Turma dos Surfistas. Durante todo o ano, o aprendizado das crianças irá passar pelos temas que mais os motivaram, ligados ao mar, aos seres marítimos, à preservação das praias e à conscientização ambiental”, explica Samara.

A visita ao Projeto Tamar, na Barra da Lagoa, visava aproximá-los do ambiente marítimo e das tartarugas, espécie ameaçada como muitas outras pela pesca predatória e pelos plásticos que poluem os oceanos.

Os alunos assistiram a um vídeo sobre a origem das tartarugas, que é uma das espécies mais antigas do planeta, pois conviveram com os dinossauros, e hoje se encontram em extinção, assim como as baleias.

Há mais de 20 anos, o Projeto Tamar trabalha para conscientizar, preservar e pesquisar as diferentes espécies de tartarugas existentes nas comunidades litorâneas no nosso extenso litoral, de aproximadamente 8.000 km.

O guia do Projeto TAMAR mostrou os diferentes tipos de tartarugas, desde as mais novas e pequenas até as mais antigas e maiores. Ensinou as crianças sobre a alimentação delas e, principalmente, a importância de  mantermos as praias limpas.

Terminado o passeio no projeto, a Turma dos Surfistas partiu para a praia da Barra da Lagoa com o objetivo de realizar um mutirão de limpeza. “Os alunos foram incríveis, se engajaram com a questão da preservação do meio ambiente e literalmente foram à luta, recolheram vários resíduos presentes na areia da praia”, revela a professora com sentimento de missão cumprida.