Botuverá: 6º ano visita grutas e observatório

Da formação das grutas à formação das estrelas, estas foram as motivações que levaram as turmas do 6° ano do ensino fundamental da Escola da Ilha a visitar as Grutas de Botuverá e o Observatório de Brusque, no mês de novembro.

Ambos os passeios mostraram na prática o que os alunos aprenderam neste ano, nas aulas de Ciências do professor Felipe Beux, que juntamente com a professora de inglês Helena Hörberg os acompanhou.

Ponto importante de ecoturismo na região, as grutas de Botuverá são formações rochosas de milhares de anos e estão localizadas em uma área de preservação permanente. Lá, está presente a maior caverna do sul do país, com 1.200 metros de extensão divididos em salões.

Os alunos revelaram para Helena: “Uma das grandes experiências da expedição foi quando o guia apagou as luzes de um dos salões da caverna, e o local ficou totalmente escuro, permitindo apenas que ouvíssemos os sons da gruta”.

Das grutas, as turmas foram para o Observatório de Brusque, onde, segundo Felipe, tiveram uma palestra muito interessante sobre a formação das estrelas, das galáxias e do Universo, e ainda puderam observar os planetas por meio do telescópio.