,

8º ano em busca de suas origens

No Projeto Origem, proposto pelas professoras de francês e inglês da Escola, os alunos do 8º ano estão resgatando as suas origens, as línguas e as tradições das suas famílias. ˆEstamos buscando com isso construir uma geografia da sala em um ambiente de pluralismo, respeito à diversidade, empatia, trabalhando o conceito de multiculturalismo”, declara Raíssa Assine, professora de Francês da Escola da Ilha e da Aliança Francesa.

, , , ,

2ª EM no mundo das artes

As três professoras de artes – visuais, teatro e cinema – se uniram para levar os alunos da 2ª série do Ensino Médio visitar a 6ª edição do Floripa na Foto Festival (fotografia) e conversar com a equipe do Centro Integrado de Cultura de Florianópolis (CIC).

, ,

FALAR SOBRE 10 SÉCULOS EM 5 MINUTOS: UM DESAFIO PARA O 7º ANO

Falar sobre os 10 séculos da idade média em menos de 5 minutos. Este foi o desafio lançado para as turmas do 7º ano. Cada grupo devia escolher um dos aspectos deste período – que durou do fim do império romano, no século V, ao renascimento, no século XV – e apresentá-lo de forma teatral.

MAIS UMA PITADA DE MITOCÔNDRIAS? 8º EF organiza uma aula gourmet de ciências

“Estava muito gostoso.” Este foi o comentário mais frequente dos alunos depois de uma atividade sobre células. O tema já era conhecido, mas, no 8º ano, aprofunda-se o estudo sobre as características e as diferentes partes e organelas que a compõem as células. O professor Felipe Beux sugeriu que representassem as células com itens comestíveis. O resultado foi uma aula gourmet de ciências.

,

FILÓSOFOS FAMOSOS DEBATEM ESTADO NA 2ª SÉRIE EM

Maquiavel, Marx, Rousseau, Hobbes, Durkheim, Weber, Bakunin, Proudhon e Emma Goldmann. Queremos agradecer a todos eles a gentileza de participar pessoalmente de um debate na sala da 2ª série do Ensino Médio neste mês de abril.

O debate foi resultado de um desafio lançado pela professora Michele Morais, para encerrar o 1º bimestre: realizar um debate formal sobre algumas das principais teorias sobre o estado, elaboradas por alguns dos maiores pensadores dos últimos séculos. Divididos em trios e quartetos, os alunos deviam encarnar, literalmente, um dos teóricos da questão. Ao menos um membro do grupo deveria se caracterizar e debater em primeira pessoa.

, , , , ,

SIEM 2019: PARTICIPAÇÃO RECORDE, BANHO DE GEOPOLITICA E APRENDIZADOS

Graças aos alunos da Escola da Ilha, a posição dos EUA foi vitoriosa no Conselho de Segurança da ONU: o uso de drones nos conflitos armados continua sem regulamentação.

Este é um dos resultados da simulação da reunião do Conselho realizada no último SIEM, evento organizado pelo curso de Relações Internacionais da UFSC. O evento simula reuniões de vários órgãos multilaterais, em particular a Assembléia Geral da ONU e seu Conselho de Segurança. A IX edição do evento bateu recorde de participação: mais de 1000 alunos inscritos, dentre eles 42 alunos da Escola da Ilha (mais de 1/3 dos Ensino Médio!), que se dividiram em 6 equipes, cada qual incumbida de representar um país em uma das reuniões simuladas. Foi um banho de geopolítica, um aprendizado de estratégia, planejamento, expressão, negociação…