10 SÉCULOS EM 5 MINUTOS: o 7º ano e a Idade Média

Duas mulheres da idade média encontram, na rua, mulheres com shorts, blusas, vestidos, moletons, que “mostram o corpo”.

Luiza: Mas quanta audácia! Que vulgaridade e deselegância!

Maria: Como têm coragem? Isso é uma calúnia, um desrespeito aos seus maridos.

Bebel: Para nós, isso é normal. O que não é normal é vocês usando essas roupas que cobrem o corpo inteiro! Nós temos liberdade de usar o que a gente quer, mesmo com alguns olhares indesejados. Vocês são machistas com vocês mesmas.

Luiza: Como têm coragem de vestir isso?

Maria: Isso é um desrespeito a Deus!

Bebel: Isso não é desrespeito, é verdade feminista!

Duda: Nós sabemos que vocês são totalmente controladas pelos homens, presas a eles! Respeitamos a época de vocês, respeitem a nossa também!

Bebel: Pedimos desculpas por ter falado mal de vocês.

Maria: Claro, aceitamos as desculpas.

Luiza: Não, eu não aceito desculpas de pessoas que falam mal do meu marido.

Bebel: Vocês são totalmente presas a eles, têm que entender que agora vocês podem ser pessoas livres! Podemos sair para nos divertir!

Maria: Seria uma ótima experiência para nós!

Luiza: Pensando bem, acho que não está certo isso, prefiro a cultura da minha época.

Maria: Eu quero!

Luiza: Não concordo com essa vulgaridade. Vou para a casa do meu marido fazer meus deveres.

Duda: Bom, acho que nosso primeiro passo seria continuar usando as memsas roupas, pois sabemos que todas as mulheres, independentemente da religião, podem sair, se divertir com as amigas.

Bebel: Exatamente!

E elas saem para se divertir.

Luiza: Que insulto a Deus!

Estes diálogos, escritos e representados para toda a classe, foram uma tarefa realizada por alunas do 7º ano. A professora Michele Morais, de História, lançou um desafio aos alunos: falar sobre os 10 séculos da idade média em menos de 5 minutos, de forma teatral.

Cada grupo devia escolher um dos aspectos deste período – que durou do fim do império romano, no século V, ao Renascimento, no século XV. Todos os temas relevantes foram abordados: a suserania e as relações entre nobres e vassalos, a vida cotidiana dos camponeses, o surgimento dos burgos e das cidades, a situação das mulheres, o poder e a influência da igreja, as cruzadas.

Alguns grupos trataram de um tema incontornável para quem estuda este período: a cultura árabe e as sociedades por eles organizadas, afinal, elas dominavam o Oriente Médio, o norte da África e, durante vários séculos, a Península Ibérica.

A confecção de cenários e de figurinos que caracterizavam a época era opcional, mas quase todos os grupos o fizeram.

Veja a galeria de fotos aqui.