HISTÓRIA

A Escola da Ilha foi fundada em janeiro de 1989, por Lilia D`Albertas, pedagoga pela PUC-SP e Mestre em Psicologia pela Université d’Aix-Marseille.

D. Lilia tem larga experiência educacional. Formada pela Escola Normal de São Paulo e em pedagogia pela PUC-SP. Nos anos 60, participou, com Lauro de Oliveira Lima e Zélia Ramozzi Chiarotino (Instituto de Psicologia da USP), entre outros, dos movimentos que deram início à renovação do pensamento pedagógico no Brasil e que introduziram no país as teorias de Jean Piaget, Montessori, Freinet e outros.

Na mesma época, fundou e foi diretora pedagógica da Escola Vera Cruz, de São Paulo, que desde sua criação é uma referência em matéria de qualidade de ensino. Nos anos 70, fez Mestrado na Université de Aix-Marseille (França) e especialização no Instituto Jean Piaget.

Residindo em Florianópolis desde 1980, D. Lilia fundou, em 1987, a Escola Comunitária da Lagoa do Peri, na Armação, incentivando o movimento das associações de bairro e das escolas comunitárias em vários bairros de Florianópolis.

Com o desejo de fazer uma escola de qualidade em Florianópolis, criou a Escola da Ilha, que começou a funcionar na Rua São Jorge, no Centro, engrossando o movimento pioneiro de escolas construtivistas que se iniciava, então, na nossa cidade.

Em ritmo de crescimento constante, a Escola introduziu o Ensino Médio em 1999 e, em 2000, inaugurou sua sede própria, no Córrego Grande, com melhor estrutura para acomodar todas as suas atividades pedagógicas, curriculares e extra-curriculares.

Lilia d’Albertas ainda é sócia da Escola, mas retirou-se das suas atividades cotidianas em 2005.

Entre 2006 e 2008, a direção da Escola foi assegurada por Rebecca Costa Prado Garcia, que tinha mais de 25 anos de experiência educacional e havia lecionado na Escola da Ilha desde a sua fundação. Pedagoga formada pela UFSC, com pós-graduação em psicomotricidade na Espanha, ela também participou da introdução do construtivismo em Santa Catarina, pois fez parte da equipe de fundação da Escola Sarapiquá, e trabalhou em projetos socio-educativos com comunidades carentes.

Desde 2009, após o afastamento de Rebecca por motivos de saúde, a direção pedagógica vem sendo assumida por Eliton de Amorim, professor de Ciências que, desde 1992, trabalha em dedicação exclusiva na Escola da Ilha.