Preparar para o ingresso na Universidade

A maioria dos especialistas apontam para um fato: os vestibulares e o ENEM exigem conhecimentos cada vez mais profundos e especializados, o que levou para o Ensino Médio conteúdos que antes eram exigidos apenas nos primeiros anos das universidades. Trata-se, na opinião da maioria deles, de um exagero, que também lamentamos. Mas não podemos negligenciá-lo e desenvolvemos uma proposta pedagógica que tem algumas características para dar conta dele.

Temos tido demonstrações de que essa proposta tem dado bons resultados: 33% dos alunos aprovados no vestibular da UFSC (média dos vestibulares de 2014 a 2016), 9 vezes no pódio do vestibular da UFSC em Floripa em 12 anos, bons resultados no ENEM.

CARGA HORÁRIA REFORÇADA

A carga horária reforçada, com aulas até as 12h50 e eventualmente à tarde, é distribuída entre as disciplinas comuns ao Ensino Médio: Língua Portuguesa, Geografia, História, Matemática, Química, Física, Educação Física, Língua Estrangeira, Artes, Filosofia e Sociologia.

Em artes, os alunos optam entre Artes Plásticas, Teatro e Cinema. Em Lígua Estrangeira, há aulas de Inglês e Espanhol. Há a possibilidade de dispensa em Educação Física e Línguas Estrangeiras, desde que o aluno frequente cursos reconhecidos e desenvolva atividades esportivas sob supervisão de professores.

Além das aulas regulares, disponibilizamos aos alunos que desejam, plantões de dúvidas, em particular para as disciplinas de exatas, aulas de reforço e outras formas de apoio pedagógico.

EM DOIS ANOS, TODO O CONTEÚDO

Nos dois primeiros anos, o material didático do ANGLO e o currículo contemplam conteúdo de praticamente todo o Ensino Médio. No último ano, em que devemos também preparar os alunos para os vestibulares, o programa permite uma revisão e um aprofundamento do conteúdo trabalhado nos anos anteriores, bem como a abordagem de conteúdos novos em algumas disciplinas.

Várias atividades complementares para reforçar a preparação para o ENEM são desenvolvidas, em particular aulas de atualidades e história focada no ENEM, participação no SIEM e nas Olimpíadas Nacionais de História do Brasil, etc.

TERCEIRÃO: UM ANO INTEIRO DE REVISÃO

O calendário da 3ª série é adaptado ao calendário dos vestibulares: as aulas terminam cerca de quatro semanas antes do vestibular da UFSC, de forma que os alunos possam, no tempo restante, revisar todas as matérias com os professores.

Como quase todo o conteúdo curricular do Ensino Médio é dado nos dois primeiros anos, buscamos, na 3ª série, aprofundar e complementar o conhecimento das diferentes disciplinas e preparar os alunos para os vestibulares e o ENEM. Por esta razão, algumas disciplinas são divididas em frentes, de forma que os professores especializados em cada frente possam aprofundar o conhecimento dos alunos. Ocorre assim em física, química e língua portuguesa (redação, gramática e literatura). Além disso, um conteúdo específico em língua estrangeira para o vestibular é desenvolvido (inglês e espanhol).

O material didático do ANGLO (Somos Educação) traz também, além de todo o conteúdo, os usuais exercícios mínimos e complementares.

Há, também, a possibilidade de realização de simulados do ENEM e de diferentes vestibulares.