ENSINO MÉDIO

O Ensino Médio foi implantado em 2.000, depois de um longo processo de amadurecimento pedagógico, no mesmo ano em que inauguramos as novas instalações, no Córrego Grande.

A maior parte das aulas acontecem no período matutino, das 7h30 às 12h50 (6 aulas). As aulas de Educação Física são realizadas à tarde. O Terceirão, com carga horária reforçada, tem aulas uma tarde por semana.

Levamos em conta a expectativa dos alunos com relação aos vestibulares e ao ENEM, que exigem conhecimentos cada vez mais profundos e especializados em todas as disciplinas. A grande maioria dos especialistas aponta para o exagero desta tendência, mas ela não pode ser negligenciada.

Por isso, nosso Ensino Médio tem:

  • carga horária reforçada, plantões de dúvidas, aulas complementares de atualidades, focadas no ENEM;
  • material didático do ANGLO, com muitos exercícios a serem resolvidos em sala de aula e em casa;
  • todo o conteúdo do Ensino Médio concentrado nas duas primeiras séries;
  • um terceirão inteiro reservado para uma revisão geral, com aprofundamento de alguns conteúdos e calendário adaptado ao vestibular da UFSC;
  • diversos simulados e avaliações que vão familiarizando os alunos com as formas de avaliação dos vestibulares e do ENEM;
  • várias atividades que reforçam a formação dos alunos, em particular para o ENEM e para as questões multidisciplinares dos vestibulares, em particular a participação dos alunos no SIEM e nas olimpíadas de história;

Entretanto, não perdemos de vista nossa proposta pedagógica, baseada na formação cultural, intelectual e pessoal dos nossos alunos como um todo.

Assim, a base do ensino continua sendo o construtivismo e, em todas as disciplinas, os alunos desenvolvem projetos ou realizam trabalhos individuais e coletivos que apoiam o trabalho didático do professor em sala de aula. Procuramos desenvolver um trabalho pedagógico estreitamente relacionado com a realidade na qual vivem os estudantes, o que é reforçado com algumas saídas de estudo, de trabalhos de pesquisa individual e em grupo, de experimentações.

Todas as disciplinas comuns ao Ensino Médio estão na nossa grade horária. As disciplinas de artes, filosofia, sociologia, língua portuguesa, línguas estrangeiras e ciências humanas (história e geografia) são preservadas na grade horária e têm o mesmo grau de importância que as disciplinas de matemática, física, química e biologia.

Em artes, os alunos optam entre artes plásticas, teatro e cinema. Em língua estrangeira, há aulas de inglês e espanhol.

Nas três séries, uma lista de livros de literatura, de leitura obrigatória, mantém o esforço de estimular a formação intelectual dos alunos, que participam também, ativamente, dos Encontrões Culturais e do Arte na Ilha, apresentando seus trabalhos e suas criações.

Algumas atividades extracurriculares complementam a formação dos alunos, permitem o desenvolvimento de habilidades específicas e auxiliam na preparação para o ENEM e o vestibular:

Além disso, no terceirão, os alunos têm atividades de orientação profissional, com palestras de profissionais de várias áreas e acesso ao programa de orientação profissional do LIOP – Laboratório de Informação e Orientação Profissional da UFSC .