ENSINO INFANTIL

As 4 turmas do Ensino Infantil – com aulas das 13h30 às 18h – são divididas por faixa etária (de 2 a 5 anos), com número de alunos por sala variável (máximo de 14 na turma de 2 anos e de 22 nas de 5 anos). Dispomos, também, pela opção do período integral, com atividades variadas no período da manhã.

A educação infantil deixou de ser, há muito tempo, um período de lazer em recinto escolar: não se trata só de dar carinho e diversão. Para cada turma, temos um programa que contempla todos os aspectos do desenvolvimento dos alunos, em especial a linguagem, o pensamento lógico (base da matemática) e o desenvolvimento cognitivo (conhecimentos, capacidade de percepção, memória, juízo e raciocínio), mas também as habilidades relacionadas com a autonomia individual (fazer coisas sozinho), a socialização, a consciência corporal, espacial e temporal, a motricidade, a criatividade, a capacidade de expressão, etc.

A base do ensino é construtivista. O trabalho pedagógico é desenvolvido, em grande parte, por projetos. Algumas saídas de estudo são realizadas ao longo do ano (três ou quatro por ano), sempre relacionadas ao trabalho pedagógico.

Todas as professoras são formadas em pedagogia e recebem ajuda de auxiliares de classe já formadas ou estudantes de pedagogia.

As atividades do dia são organizadas segundo rotinas definidas pelos professores, que incluem atividades educativas, a hora do conto, os momentos em que as crianças socializam suas experiências, a hora do lanche, a hora de arrumar as coisas para ir embora, os momentos de recreação, etc. Da mesma forma, há uma rotina semanal, com o dia da leitura, o dia da educação física, o dia do brinquedo, o dia do projeto Pequenos Gourmets, e assim por diante.

Além das atividades desenvolvidas pela professora regente, a grade horária inclui também aulas de educação física, música e inglês.

O lanche é coletivo: cada dia, um aluno é encarregado de trazer o lanche de toda a turma, segundo um cardápio elaborado por nutricionista e um calendário organizado pela coordenação.