Materiais didáticos e estratégias pedagógicas

Os materiais didáticos utilizado são escolhidos pelos professores entre as inúmeras obras disponíveis no mercado. Procuramos, em cada disciplina, o livro que mais de adequa à forma de trabalho da Escola, que contenha exercícios e desafios, que seja rico em informações e próximo da vida e o mundo real em que vivem os alunos, que permita um estudo dinâmico e variado, que contribua para o desenvolvimento do pensamento crítico.

Sempre que possível, buscamos manter a mesma coleção ao longo dos anos, de forma que o aluno possa se familiarizar com a forma de organização dos livros e a garantir maior continuidade e homogeneidade no trabalho dos professores.

Tão importante quanto a apreensão dos conteúdos das diversas disciplinas é o desenvolvimento de habilidades e competências para a vida e para os estudos. Por essa razão, damos importância aos projetos, às tarefas de pesquisa, aos trabalhos individuais e coletivos, aos desafios das apresentações do Encontrão Cultural e do Arte na Ilha.

Por essa razão, também, é comum observarmos um “descolamento” entre o livro e o conteúdo programático da Escola. Como privilegiamos o conhecimento do mundo em que vivem os alunos, é frequente a troca de conteúdos dos livros por atividades de pesquisa sobre nossa realidade prática, por saídas de estudo ou por material desenvolvido pelo próprio professor (projeção de vídeos, textos coletados em outras fontes, etc). Assim, o fato de não trabalharmos todo o conteúdo do livro em um determinado ano não significa que deixamos para trás parte do conteúdo que deveria ser abordado.

As estratégias pedagógicas evoluem de forma significativa ao longo de todo o Ensino Fundamental. Além das tarefas e trabalhos individuais, às quais os alunos vão se acostumando desde o infantil, à medida em que avançam nos estudos os trabalhos em grupo tornam-se cada vez mais frequentes, as pesquisas cada vez mais complexas, as formas de apresentação dos trabalhos cada vez mais variadas (power-points, jograis, encenações, animações, cartazes, vídeos).