ENSINO FUNDAMENTAL

O Ensino Fundamental é dividido em duas fases, com horários distintos:

  • do 1º ao 5º ano, com aulas no período da tarde (das 13h30 às 18h);
  • do 6º ao 9º ano, com aulas no período da manhã (das 7h40 às 12h).

Para os alunos da tarde (até o 5º ano), oferecemos a opção pelo período integral, com atividades educativas e recreativas variadas no turno alternado (manhã).

GANHAR AUTONOMIA, DESVENDAR O MUNDO E CONSTRUIR CONHECIMENTOS

Os alunos ingressam no 1º ano aos 6 anos, ainda inseguros no convívio social e relativamente dependentes de um tutor e concluem o fundamental no início da adolescência. Progressivamente, os alunos vão ganhando autonomia, a capacidade de abstração vai se desenvolvendo.

Para cada série do Ensino Fundamental, temos um programa que contempla os principais aspectos do desenvolvimento dos alunos: linguagem e capacidade de expressão, pensamento lógico, desenvolvimento cognitivo e intelectual, motricidade, etc. Não negligenciamos outros aspectos importantes no desenvolvimento das crianças e dos jovens: autonomia, socialização, capacidade de organização, afetividade, criatividade.

Através do contato com o mundo que o rodeia e das atividades nas várias áreas de conhecimento, buscamos fornecer algumas ferramentas para que os alunos descubram e se apropriem do que a humanidade produziu em matéria de conhecimentos e cultura ao longo dos séculos. Assim, os alunos vão construindo seus próprios conhecimentos e desenvolvendo um pensamento abstrato cada vez mais complexo.

Ao longo dos 9 anos, eles vão do letramento à diferenciação dos vários tipos de textos e à elaboração de textos cada vez mais complexos; do início do pensamento lógico e da seriação, às equações do segundo grau; da percepção do espaço escolar ao conhecimento do planeta, dos seus ecossistemas e do cosmos; dos “combinados” da turma (regras de convivência) à interpretação de fenômenos sociais; dos relatos sobre o fim de semana à história das civilizações; do choro no tombo do recreio à noção de aceleração e gravidade; dos desenhos em giz de cera aos vídeos de apresentação de trabalhos.

Conheça mais sobre o Ensino Fundamental: