PSICOPEDAGOGIA

Desde os seus primórdios a Escola da Ilha se pautou pela convicção de que todos são capazes. Entretanto, sabemos que as diferenças podem trazer dificuldades importantes no processo de aprendizado e alguns alunos com necessidades especiais merecem uma atenção diferenciada.

Além disso, é importante levarmos em conta, no trabalho pedagógico, questões relacionadas ao funcionamento e à dinâmica das turmas, aos inevitáveis percalços pelos quais passam as relações interpessoais (conflitos, bullying, dificuldades de relacionamento ou de convivência, etc).

Para dar conta desse trabalho, estruturamos um setor de psicopedagogia, com múltiplos objetivos:

  • auxiliar no diagnóstico das dificuldades encontradas pelos alunos no processo de aprendizado – sejam eles típicos ou atípicos – e, quando for o caso, propor aos professores e aos responsáveis pelos alunos estratégias específicas para superação dessas dificuldades;
  • auxiliar a equipe pedagógica a analisar os casos em que dificuldades de relacionamento interpessoal ou na dinâmica das turmas interferem no processo de aprendizado das turmas, propondo estratégias de trabalho e interagindo com essas turmas quando necessário;
  • auxiliar os professores a elaborar estratégias e materiais didáticos específicos para os alunos portadores de necessidades especiais;
  • auxiliar os alunos portadores de necessidades especiais em todas as questões relativas ao seu percurso pedagógico e ao seu processo de aprendizado, interagindo, quando é o caso, com os seus pais e os demais profissionais que acompanham esses alunos;

Não se trata, portanto, de dar atendimento psicológico individual aos alunos. Trata-se de auxiliar no diagnóstico e na elaboração de estratégias para assegurar que todos os alunos, cada qual com sua especificidade, possa tirar o melhor do aprendizado que a Escola oferece.

A estratégia de trabalho, em todos os casos, tem como ponto de partida a avaliação das habilidades e competências dos alunos, que realizamos por meio da observação do aluno em atividade, de vários métodos de coleta de dados e, quando necessário, de entrevistas com a família e com os profissionais que eventualmente acompanham o aluno. Quando justificado, a equipe pedagógica – professores e psicopedagogo – desenvolve um plano de ensino diferençado para cada aluno, com metas para o desenvolvimento de competências e habilidades, conteúdos específicos e estratégias definidas.

Em todos os casos, mas especialmente no caso dos alunos portadores de necessidades especiais, a socialização é um ponto essencial do desenvolvimento. Por esta razão, damos particular importância a todos os aspectos relacionados com a socialização e as relações pessoais, bem como às condições de convivência dos alunos na comunidade e no ambiente escolar.

Este setor foi estruturado sob a responsabilidade da profissional Ana Cristina Castro Antunes, licenciada em Pedagogia pela Universidade Regional de Blumenau, Pós-graduada em Psicopedagogia Clínica pelo Centro de Estudos Psicopedagógicos de Curitiba-CEP, vinculado ao CEP Jorge Visca, de Buenos Aires e Especialista em Desenvolvimento Infantil pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC.