MATERIAIS DIDÁTICOS

A Escola da Ilha trabalha a partir de uma grande diversidade de materiais didáticos, cada qual com uma finalidade.

A massinha utilizada no Ensino Infantil, por exemplo, além de ser um instrumento para o desenvolvimento da criatividade, da capacidade de representação e da motricidade fina, é, em si, um material didático, já que pode ser utilizada para a aquisição de conhecimentos.  Manuseando a mansinha, o aluno aprende a distinguir e a caracterizar o mole e o duro, aprende a classificar (as cores), aprende que, mesmo quando mudamos a forma do objeto, a quantidade de massinha não muda (permanência do objeto), etc.

Desde o Ensino Infantil, os alunos são progressivamente apresentados a um conjunto de materiais didáticos, cuja diversidade e complexidade vão aumentando: folhas de atividades, materiais para as tarefas de casa, cartelas de números e de letras, dominó, mapas, tabelas de símbolos, etc. Eles tem, também, contato com os livros de literatura infantil (um diferente por semana), importantes em todas as fases do desenvolvimento infantil, que auxiliam na alfabetização e ajudam a desenvolver o gosto da leitura.

A partir do 2º ano do Fundamental, são introduzidos os livros didáticos, escolhidos pelos professores entre as inúmeras obras disponíveis no mercado. Procuramos, em cada disciplina, o livro que mais de adequa à forma de trabalho da Escola, que contenha exercícios e desafios, que seja rico em informações e próximo da vida e o mundo real em que vivem os alunos, que permita um estudo dinâmico e variado, que contribua para o desenvolvimento do pensamento crítico.

Sempre que possível, buscamos manter a mesma coleção ao longo dos anos, de forma que o aluno possa se familiarizar com a forma de organização dos livros e a garantir maior continuidade e homogeneidade no trabalho dos professores.

Além dos livros didáticos, os professores elaboram materiais de apoio, projetam filmes ou apresentações que elaboram, realizam experiências em sala de aula. Parte deste material é disponibilizado para os alunos por meio do sistema acadêmico.

Tão importante quanto a apreensão dos conteúdos das diversas disciplinas é o desenvolvimento de habilidades e competências para a vida e para os estudos. Por essa razão, damos importância aos projetos, às tarefas de pesquisa, aos trabalhos individuais e coletivos, aos desafios das apresentações do Encontrão Cultural e do Arte na Ilha.

Por essa razão, também, é comum observarmos um “descolamento” entre o livro e o conteúdo programático da Escola. Como privilegiamos o conhecimento do mundo em que vivem os alunos, é frequente a troca de conteúdos dos livros por atividades de pesquisa sobre nossa realidade prática, por saídas de estudo ou por material desenvolvido pelo próprio professor (projeção de vídeos, textos coletados em outras fontes, etc). Assim, o fato de não trabalharmos todo o conteúdo do livro em um determinado ano não significa que deixamos para trás parte do conteúdo que deveria ser abordado.

As estratégias pedagógicas evoluem de forma significativa ao longo de todo o Ensino Fundamental. Além das tarefas e trabalhos individuais,  os trabalhos em grupo tornam-se cada vez mais frequentes, as pesquisas cada vez mais complexas, as formas de apresentação dos trabalhos cada vez mais variadas (power-points, jograis, encenações, animações, cartazes, vídeos).

No Ensino Médio, utilizamos o material didático do Anglo – Somos Educação, que é composto de um conjunto de materiais que seguem na mesma lógica, mas permitem, também, preparar os alunos ao vestibular e ao ENEM:

• os livros didáticos propriamente ditos, por disciplina;
  • as apostilas para as atividades em sala de aula (resumo dos livros, com exercícios utilizados pelos professores em sala);
  • os cadernos de exercício, para os estudos em casa (tarefas mínimas, tarefas complementares, com as resoluções).

Em complemento, utilizamos um livros de matemática básica (importante para as demais disciplinas de exatas), além de materiais desenvolvidos pelos professores, de aplicativos ou filmes projetados em sala de aula, como no Ensino Fundamental.