COMO AVALIAMOS O NOSSO TRABALHO?

Faz parte do cotidiano de todas as escolas avaliar seu trabalho e buscar aperfeiçoa-lo. A Escola da Ilha faz isso em diversas ocasiões:

• internamente, com a equipe de professores, no planejamento anual (fevereiro), nas reuniões de Conselho de Classe (bimestrais), no planejamento do meio do ano (julho);
  • com os pais, nas reuniões pedagógicas do calendário escolar e nos atendimentos individuais.

Os Conselhos de Classe são momentos particularmente ricos em auto-avaliação, já que debatemos a situação de cada turma e de cada aluno em particular, avaliações essas que são confrontadas com as percepções dos pais nos atendimentos individuais ou reuniões.

Essas avaliações tem por base os boletins ou os pareceres por habilidades e competências individuais, que por sua vez são o resultado das atividades realizadas em sala de aula, da participação e dos trabalhos, tarefas e provas realizados pelos alunos ao longo do bimestre.

Aí reside um dos limites dessa auto-avaliação interna: medimos sempre o desempenho dos alunos com relação ao que o professor e a própria Escola consideram ideal. Ou seja, comparamos nossos alunos com nós mesmos.

Se nos contentarmos com isso, não temos como saber, com certeza, se os critérios definidos pela Escola são muito exigentes, ou ao contrário, pouco exigentes, nem como comparar o desempenho dos nossos alunos com os demais estudantes da mesma faixa etária, em escolas similares ou em outras regiões do país. Ou seja, as avaliações internas não permitem avaliar a qualidade do trabalho da Escola perante o das outras escolas.

Vários órgãos e sistemas de Ensino desenvolveram, por esta razão, métodos e programas padronizados de avaliação. Temos, por exemplo, o ENEM (Exame Nacional de Avaliação do Ensino Médio), o ENADE (Exame Nacional de Avaliação de Desempenho do Ensino Superior) e o PISA (Programa Internacional de Avaliação de Alunos, desenvolvido pela UNESCO e aplicado em alunos da faixa etária de 15 anos em grande número de países).

Com estes programas de avaliação, é possível comparar os resultados de um país, um estado, um município ou uma Escola com o de outras regiões ou países. Infelizmente, alguns desses programas não estão acessíveis para as escolas particulares.

Por essa razão, a Escola da Ilha tem dado importância particular a três indicadores de avaliação dos alunos: as estatísticas do Vestibular da UFSC (veja aqui os resultados), o ENEM e os simulados da Rede Anglo de Ensino, que permitem comparar o desempenho dos alunos da Escola com o das demais escolas da rede (mais de 15.000 alunos).

Mais recentemente, estabelecemos parceria com a MERITT +ENEM, que realiza um trabalho de análise dos resultados dos alunos de todas as escolas no ENEM, fornecendo à Escola dados importantes para avaliar o trabalho realizado e, com base em dados reais, aperfeiçoa-lo.