Um pouco de nosso método e de nossa prática

Nossa proposta pedagógica tem como base o construtivismo.

Acreditamos que o conhecimento não nasce na criança (bastaria crescer para que fosse brotando), nem está no objeto (bastaria descobrir os objetos para adquirir conhecimentos), nem pode tão pouco ser transmitido mecanicamente. É a partir de sua experiência concreta, da sua interação com os objetos, as pessoas e as situações que, ao longo de seu desenvolvimento, a criança constrói os conhecimentos e as estruturas de raciocínio que lhe permitem chegar às formas abstratas de raciocínio dos adultos.

Uma parte importante de nosso trabalho se baseia em projetos, que envolvem muitas vezes mais de uma disciplina e que geram atividades em várias áreas do conhecimento. Da escolha de um tema de interesse, que dá o nome da turma das turmas do Infantil ao 5º ano, à elaboração das peças de teatro apresentadas no Arte na Ilha ou dos projetos apresentados no Encontrão, os alunos tem inúmeras atividades organizadas em torno de projetos.

As estratégias pedagógicas procuram diversificar o tipo de atividade proposta – aula expositiva, trabalhos em grupo, tarefas individuais, pesquisas – e até a organização da sala de aula – carteiras individuais, grupos de trabalho, atividade nos espaços coletivos da Escola (pátios, espaços verdes, corredores). Além disso, temos vários mecanismos de recuperação de conteúdos ou de reforço escolar.

Procuramos, em todas as disciplinas, proporcionar aos alunos a descoberta e a contextualização do que a humanidade produziu ao longo da sua história, em matéria de conhecimento, ciência, tecnologia, organização social, cultura e arte.

Buscamos, também, em todas as disciplinas, contribuir para o desenvolvimento da autonomia e da capacidade de viver na sociedade e trabalhar em grupo.

Preocupamo-nos, por outro lado, em contribuir para que nossos alunos aprendam a conviver com as diferenças, a respeita-las e, sobretudo, a valoriza-las.

Por fim, concebemos nosso trabalho como um dos componentes do processo de desenvolvimento pessoal e cognitivo dos nossos alunos, no qual as famílias têm também um papel fundamental. Por isso, a parceria com as famílias é essencial e a ela dedicamos parte importante de nossos esforços, por meio de reuniões periódicas e de vários mecanismos de comunicação direta entre as famílias e a equipe pedagógica.

Se desejar aprofundar o conhecimento de nossa proposta pedagógica, consulte um dos itens abaixo: