A ESCOLA DA ILHA, EM POUCAS PALAVRAS

A Escola foi fundada em 1989, engrossando o movimento de escolas construtivistas que se iniciava então em Florianópolis. Mas nossas raízes vêm de mais longe: sua fundadora, Lilia d’Albertas, é pedagoga, com mestrado em psicologia e especialização no Instituto Jean Piaget. Nos anos 1960, ela participou ativamente do movimento que introduziu o construtivismo no Brasil e, em 1963, foi fundadora da Escola Vera Cruz, em São Paulo, hoje nacionalmente reconhecida.

Desde então, crescemos, evoluímos, mudamos de sede, sempre buscando fazer jus a essa herança.

Atendemos alunos a partir de 2 anos (Educação Infantil) até a terceira série do Ensino Médio. Além dos cursos da educação básica, uma série de atividades extracurriculares são oferecidas na Escola.

Nosso trabalho não se resume a transmitir conteúdos. Ter criatividade, saber expressar seus pensamentos, ouvir e respeitar o próximo, ter autonomia e autoconhecimento, ter curiosidade, pensamento científico e crítico, elaborar propostas, ter iniciativa e capacidade de argumentação, saber planejar e executar atividades, conviver e trabalhar em grupo, são algumas das habilidades que a Escola procura ajudar a desenvolver com seus estudantes.

Em todas as disciplinas, buscamos criar oportunidades para que os alunos se apropriem dos conhecimentos e da cultura que a humanidade produziu ao longo de milênios.

Não há disciplina secundária e todas concorrem, à sua maneira, para a formação cultural e pessoal dos nossos alunos.

Na medida do possível, buscamos integrar o trabalho de todas elas em projetos pedagógicos, nos quais os alunos constroem conhecimento e desenvolvem inúmeras habilidades.

Cada aluno, com seu potencial e suas dificuldades, é particular e merece nossa atenção. A capacidade de respeitar e incluir os diferentes é uma necessidade para uma vida em sociedade harmoniosa e construtiva.

A família tem um papel essencial no desenvolvimento pessoal e, também, na formação dos alunos. Nosso trabalho é realizado, portanto, com um diálogo que busca construir uma parceria efetiva.

Para conhecer melhor o que somos e como trabalhamos, busque nos links à esquerda ou acesse aqui: