MINHAS AULAS: estudar em casa ficou mais fácil.

A Escola da Ilha lançou, hoje, o MINHAS AULAS: uma nova forma de organizar os estudos.

Ao acessar o ACADÊMICO, pelo portal da Escola, pais e alunos encontrarão o link para o MINHAS AULAS. As AULAS serão liberadas de forma progressiva.  Nesta segunda, liberamos os espaços das aulas de segunda, e assim sucessivamente.

O que há de novo:

1. Cada professor tem um espaço (“Curso“). Ali estarão as atividades e os materiais propostos pelos professores, organizados por aula. Poderá haver vídeo-aulas, documentos a ler e estudar, links para sites a consultar, tarefas e trabalhos a entregar. Não será mais necessário buscar no menu “Material do Professor”.

2. As atividades são organizadas em sequência, uma atividade seguida da outra, na ordem proposta pelo professor. Uma vez realizada uma atividade, ela ficará marcada com um símbolo verde. Isto melhora a organização dos estudos pelo estudante e o professor poderá acompanhar o seu percurso.

3. Esta sequência seguirá os horários de cada disciplina. Por exemplo: se um professor tem aulas com uma turma na segunda e na quinta-feira, ele disponibilizará na segunda-feira o material para a aula de segunda, depois o material para a aula de quinta-feira.

4. Haverá, nesta mesma plataforma, tarefas e trabalhos. Os trabalhos podem ser realizados na própria plataforma (digitando textos, inserindo imagens, etc…). Mas é possível também enviar trabalhos realizados fora do sistema. Os professores vão corrigir e dar retorno aos alunos na própria plataforma.

5. Haverá chats e fóruns. Os chats podem ser individuais (professor e alunos), ou em grupo, o que permite uma maior interação entre professores e alunos e entre colegas de turma. Os fóruns serão espaços de debate e elaboração coletiva, onde todos os alunos e o professor farão discussões coletivas e poderão realizar trabalhos coletivos.\

Os alunos vão poder criar uma rotina em casa, se organizar melhor para seus estudos. Eles poderão interagir mais com os professores e com os colegas. Cada um poderá seguir seu ritmo de estudos, de acordo com as suas possibilidades. A Escola e os professores poderão acompanhar melhor o percurso de cada aluno, para dosar o ritmo de atividades propostas e avaliar os resultados do trabalho.

O MINHAS AULAS não é um espaço para lives de professores dando aula ao vivo, como se estivessem na escola. Lives poderão acontecer esporadicamente, mas não serão a regra. Saiba porque:

• as aulas virtuais não substituem o contato real entre professor e aluno;
  • a gestão de uma turma em sala de aula é bem diferente da gestão de um grupo de alunos conectados em uma plataforma de reunião digital;
  • nas duas pontas, há dificuldades de conexão (velocidade de internet, uso de softwares);
  • em muitos lares, há várias pessoas e um só computador;
  • o professor em isolamento é também pai ou mãe, cuidando de filho;
  • e, sobretudo, é contraproducente manter  alunos frente a um computador durante horas.