Minhas aulas e aulas ao vivo: entenda como funciona

As atividades à distância da Escola da Ilha estão concentradas no Minhas Aulas, ferramenta de ensino à distância adaptado ao ensino fundamental pela empresa que fornece nosso sistema de gestão.

Além disto, realizamos várias aulas ao vivo por semana, que permitem complementar conteúdos, esclarecer dúvidas e possibilitar uma maior interação entre colegas e professores.

Veja, aqui, como isto funciona.

Aulas ao vivo: onde encontrar horários e links?

Criamos, no Minhas Aulas, um quadro de avisos onde os horários das aulas ao vivo estarão sempre atualizados, semana a semana.

Para obter os links das aulas, consulte sempre as publicações dos professores no Minhas Aulas. Até o 5º ano do Fundamental, os links estão também no topo do quadro de horários.

Vejam, abaixo, imagens do quadro de avisos, do calendário e das aulas ao vivo.

Aulas ao vivo: protocolos a seguir

As aulas ao vivo, como as aulas presenciais, exigem um conjunto de regras ou “combinados” para que sejam produtivas.

Durante as aulas ao vivo, os alunos estão no ambiente domiciliar, instalados cada qual em seu cômodo, com toda a vida e os movimentos de uma residência.  Por esta razão, solicitamos que os alunos:

  • portem uma vestimenta adequada;
  • evitem ambientes em que há muita circulação ou muito barulho;
  • evitem brincar com objetos ou animais durante a aula;
  • evitem conversas ou chats paralelos com outras pessoas e até com colegas por outros aplicativos;
  • levantem a mão para fazer perguntas ou comentar, de forma que o professor possa garantir a sua participação.

Solicitamos, também, aos familiares que se limitem a auxiliar o aluno no acesso à plataforma do Zoom e utilizem o e-mail para fazer observações ou solicitações aos professores ou à coordenação.

Minhas Aulas

Aqui, algumas informações importantes sobre o funcionamento do Minhas Aulas:

1. Cada professor tem o seu espaço e a coordenação tem um quadro de avisos no Minhas Aulas. Consulte sempre que puder.

2. No quadro de avisos, há um calendário das aulas ao vivo (pela plataforma zoom ou, no Ensino Médio, pelo Plurall). Os links são fornecidos pelos professores no Minhas Aulas.

3. No Minhas aulas, os professores buscam manter uma rotina baseada nos horários das aulas presenciais  (o quadro de horários está bem visível no ACADÊMICO): se na terça há aula de matemática, na terça haverá conteúdos, tarefas e avaliações postadas pelos professores;

4. As tarefas e exercícios são realizados diretamente na plataforma, ou respondendo no próprio portal, ou anexando arquivos com a foto ou o conteúdo da tarefa feita pelo aluno (um arquivo só); é também na plataforma que o professor fará a correção e os comentários sobre as tarefas;

5. No quadro Próximas avaliações, logo que você entra no Acadêmico, os professores indicarão o que você tem que estudar e quando deve ter terminado a tarefa;

6. Há também, na parte de baixo do MINHAS AULAS, chats e fóruns abertos pelos professores;

7. Acompanhe os Recados: eles estão no menu, mas também no alto, à direita do Acadêmico (aquele envelopezinho). Por ali, o professor enviará recados para a turma ou para alunos individualmente; você pode responder, fazer perguntas, enviar tuas tarefas,

Recados, chats, fóruns: saiba mais

Há vários canais de comunicação e interação com a equipe pedagógica e os professores:

  1. Recados no Acadêmico: utilizado pelos professores ou a equipe pedagógica para enviar alertas aos alunos; eles podem ser respondidos; veja mais detalhes e imagens dos recados clicando aqui.
  2. Chat do Minhas Aulas: eles aparecem na parte inferior da página, quando se acessa o Minhas Aulas; os alunos podem interagir com os professores sobre os conteúdos das atividades propostas; as respostas podem não ser simultâneas, já que nem sempre o professor está online quando o aluno posta a sua pergunta;
  3. Fóruns do Minhas Aulas: alguns professores abrem fóruns de discussão com os alunos; eles têm continuidade e fins específicos;
  4. Chat durante as aulas ao vivo: durante as aulas, os alunos podem interagir com o professor em um chat coletivo;
  5. “Levantar a mão” durante as aulas ao vivo: nem sempre o professor consegue identificar quem falou quando um aluno fala ao microfone; para que o professor perceba que um aluno tem uma  pergunta ou observação, é necessário “levantar a mão”.

Notas e frequência nas atividades remotas: como será?

Temos consciência de que as atividades e as avaliações realizadas nas aulas remotas são dificilmente comparáveis às atividades desenvolvidas em sala de aula. Entretanto, dada a extensão do período de atividades remotas, elas vêm desempenhando um papel importante no desenvolvimento de conteúdos e habilidades em todas as séries.

A frequência será observada segundo dois critérios:

  • participação nas aulas ao vivo e nos encontros com os professores;
  • a porcentagem de realização das atividades propostas no Minhas Aulas.

Levaremos em conta as dificuldades de algumas famílias para assegurar um acesso regular e satisfatório dos alunos às plataformas digitais (internet frágil, falta de equipamentos, etc).

Acompanhar os estudos do seu filho

Os responsáveis podem visualizar exatamente o mesmo sistema e os mesmos conteúdos que os alunos. Para saber se seu filho está acompanhando as atividades, acesse o espaço de cada professor e abra cada tópico para visualizar as atividades realizadas e as que estão por fazer.

Atenção, há dois itens no sistema que podem levar a enganos:

  • se o aluno visualiza um trabalho ou uma prova, mas não a realiza, o sistema marca a atividade em verde, apesar de não concluída;
  • a porcentagem que aparece em cada disciplina no painel de acesso também engana; se seu filho realizou todas as atividades na segunda feira, por exemplo, mas o professor acrescentou conteúdos na terça, a porcentagem não se atualiza enquanto ele não entrar de novo na sala.

Como falar com os professores e os diferentes setores da Escola?

Nossos funcionários estão trabalhando em casa e nosso atendimento está sendo limitado.

  1. Atendimento telefônico: todos os dias, das 8h00 às 12h00;
    As ligações poderão ser transferidas para os diferentes responsáveis. Em caso de indisponibilidade, todos os assuntos serão encaminhados às pessoas encarregadas e haverá retorno por telefone ou e-mail.
  2. Atendimento presencial: apenas em casos importantes, com horários marcados e com o uso de máscara, como determina a lei.

Veja aqui como resolver os diferentes assuntos:

Equipe pedagógica: utilize o e-mail ou ligue para agendar uma conversa telefônica;

Financeiro: Nelson (gerente) e Cláudia (assistente): financeiro@escoladailha.com.br.

OBS: Para o pagamento de mensalidades, declarações: não é necessário ir à Escola para efetuar o pagamento das mensalidades, podemos enviar os boletos por e-mail ou dar o número de nossas contas bancárias, para depósito ou transferência.

TI: para acesso ao sistema acadêmico, senhas e outros assuntos: escreva para ti@escoladailha.com.br

Secretaria escolar: para matrículas, manutenção de cadastro, atualização de números de telefone: escreva para escolaridade@escoladailha.com.br.

O “Fale conosco” do portal também é uma forma de comunicação. As mensagens recebidas por este canal são encaminhadas imediatamente aos interessados.

Facebook e Instagram não são plataformas de interação para questões pedagógicas ou administrativas, para esclarecimento de dúvidas ou para envio de solicitações.

Alunos sem e-mail: o que fazer?

Se o aluno entra no portal com o perfil dos pais, ele tem acesso à maior parte do conteúdo, mas perde um pouco. Por exemplo: o professor pode mandar um e-mail para os alunos, automaticamente, informando que ele colocou no sistema novos materiais para estudos em casa, mas ele não pode enviar a mensagem para os pais.

É imprescindível que os alunos tenham uma conta própria de e-mail e acessem o portal com perfil de aluno.

Sugerimos que sigam os seguintes passos:

  1. Abra uma conta de e-mail para seu filho (gmail, hotmail, yahoo, ou outro);
  2. Da própria conta de e-mail do filho, envie um e-mail para ti@escoladailha.com.br, informando o nome e a turma do aluno;
  3. Em algumas horas, a Escola vai cadastrar este e-mail no sistema e enviar um link para que o aluno cadastre sua senha definitiva;
  4. O aluno deve abrir o link e cadastrar sua senha;
  5. Em seguida, o aluno deve:
    • entrar na página da Escola (“ENTRAR”, no alto, à direita);
    • clicar em “ACADEMICO”, no alto, no mesmo menu.

Pronto: acesso poderá ser feito com perfil do aluno.

Minhas Aulas: para ter acesso, libere os cookies

Para acessar o Minhas Aulas, é necessário liberar os cookies e autorizar o acesso livre a alguns sites. Trata-se de uma característica desse sistema, desenvolvido pela Uninformare, empresa que nos fornece o sistema acadêmico e de gestão. Não temos como mudar isto.

Siga o seguinte passo a passo:

  1. Pode ocorrer do alerta em laranja aparecer abaixo da tela de login: “para continuar a navegação habilite os cookies de seu navegador”
  2. Neste caso, veja o sinal de alerta no canto direito do espaço de endereço do site que está acessando;
  3. clique na imagem, uma janela vai se abrir;
  4. autorize os sites www.escoladailha.com.br;
  5. clique em Mostrar cookies e outros dados do site;
  6. clique na aba “BLOQUEADOS”, da direita
  7. autorize os sites:
    186.250.186.111
    unimestre.com.br
    lms.unimestre.com.br
  8. clique em Concluido

Veja as imagens do passo a passo aqui.