5° ANO TEM AULA EXPERIMENTAL DE ARQUEOLOGIA

Quando a América e o Brasil começaram a ser povoados? Por quem? De onde vieram? Este é o tema estudado em História pelo 5° ano, com a professora Ana Paula Sant´Anna. E este é um dos temas prediletos dos arqueólogos, que buscam por todos os cantos vestígios da vida humana nos tempos antigos.

Segundo a teoria mais aceita no meio científico, o homem teria chegado à América através do Estreito de Bering, localizado entre a Sibéria, no nordeste da Rússia, e o Alaska. Onde hoje há apenas de 85 km de mar, o estreito estava congelado há 50 mil anos, quando nômades asiáticos o atravessaram para conquistar as Américas.

Quando soube deste conteúdo, a mãe da aluna Luana Fernandes Brochier (5° A), Tatiana Fernandes, arqueóloga, propôs uma palestra e algumas atividades práticas, medidas por membros de sua equipe de pesquisa. Com uma maquete de um perfil de solo, como em um sítio ainda inexplorado, os alunos puderam simular uma escavação e a descoberta de várias réplicas de objetos em rocha que estavam escondidos no solo, como pontas de flecha e potes de cerâmica.

“A ideia era mostrar aos alunos que o estudo da História pode ocorrer por meio de outros registros que não sejam somente a escrita”, afirma a professora Ana Paula, “o momento mais legal da apresentação foi a simulação de uma escavação em uma caixa de areia, pois ali os alunos procuraram objetos com pincel e foram instigados a usar a imaginação e pensar como um arqueólogo transforma seus achados em informações científicas”.

O aluno Samuel Basbaum (5° ano A) comentou: “É muito interessante estudar sobre os povos que viveram antigamente. Eu não sabia, mas agora temos uma ideia do que faz um arqueólogo. Dá até vontade de trabalhar com arqueologia no futuro”.