2ª EM NO MUNDO DAS ARTES

Todos os artistas abordam a arte da mesma maneira? Há fronteiras entre as várias modalidades de expressão artística? Como se monta uma exposição?

Para ajudar os alunos a responder a estas perguntas, três professoras de artes – visuais, teatro e cinema – se uniram para levar os alunos da 2ª série do Ensino Médio visitar, dia 9 de abril, a 6ª edição do Floripa na Foto Festival (fotografia) e conversar com a equipe do Centro Integrado de Cultura de Florianópolis (CIC). Lá, foram recebidos pela artista e curadora Lucila Horn, que expôs os processos curatoriais da exposição e explicou todas as etapas de sua organização (definição da temática e da abordagem, escolha das obras, elaboração da expografia e das apresentações, instalação, etc).

A visita teve mais objetivos: aproximar os alunos de um dos principais espaços expositivos da cidade, valorizar a produção de arte local, além de ampliar o repertório dos alunos sobre fotografia, com abordagens, temáticas e suportes variados.

A saída de estudos conjunta é parte de um projeto interdisciplinar, que visa integrar os conteúdos das três modalidades de artes ensinadas na Escola, no qual os alunos transitam entre as disciplinas, com técnicas utilizadas nas três linguagens. O resultado da produção artística deste projeto poderá ser conferido no Arte na Ilha, em novembro.

Em artes visuais os alunos estão desenvolvendo trabalhos por meio de fotografia, intervenção fotográfica e bordado, a partir das temáticas definidas pelos próprios alunos, entre as quais os padrões de beleza, o corpo e a subjetividade.

Em Teatro, os alunos estão desenvolvendo as aulas práticas a partir da temática “corpo político”. Os alunos de cinema estão estudando a história da fotografia, com modalidades e regras de composição e terminarão o bimestre com uma mostra fotográfica que será exposta no Encontrão.

Vejam a galeria completa de fotos aqui.