,

FILÓSOFOS FAMOSOS DEBATEM ESTADO NA 2ª SÉRIE EM

Maquiavel, Marx, Rousseau, Hobbes, Durkheim, Weber, Bakunin, Proudhon e Emma Goldmann. Queremos agradecer a todos eles a gentileza de participar pessoalmente de um debate na sala da 2ª série do Ensino Médio neste mês de abril.

O debate foi resultado de um desafio lançado pela professora Michele Morais, para encerrar o 1º bimestre: realizar um debate formal sobre algumas das principais teorias sobre o estado, elaboradas por alguns dos maiores pensadores dos últimos séculos. Divididos em trios e quartetos, os alunos deviam encarnar, literalmente, um dos teóricos da questão. Ao menos um membro do grupo deveria se caracterizar e debater em primeira pessoa.

, , , , ,

SIEM 2019: PARTICIPAÇÃO RECORDE, BANHO DE GEOPOLITICA E APRENDIZADOS

Graças aos alunos da Escola da Ilha, a posição dos EUA foi vitoriosa no Conselho de Segurança da ONU: o uso de drones nos conflitos armados continua sem regulamentação.

Este é um dos resultados da simulação da reunião do Conselho realizada no último SIEM, evento organizado pelo curso de Relações Internacionais da UFSC. O evento simula reuniões de vários órgãos multilaterais, em particular a Assembléia Geral da ONU e seu Conselho de Segurança. A IX edição do evento bateu recorde de participação: mais de 1000 alunos inscritos, dentre eles 42 alunos da Escola da Ilha (mais de 1/3 dos Ensino Médio!), que se dividiram em 6 equipes, cada qual incumbida de representar um país em uma das reuniões simuladas. Foi um banho de geopolítica, um aprendizado de estratégia, planejamento, expressão, negociação…

Festa da família 2019

Dia 06 de abril, num sábado nublado e não muito quente, realizamos nossa já tradicional Festa da Família, na bela praia da Barra da Lagoa. O evento é uma oportunidade de confraternização entre pais, alunos e professores, com diversas atividades coletivas programadas pelos professores de educação física.

, , , ,

3º B vai ao centro histórico

“A Ilha de Santa Catarina é o pequeno e complexo mundo em que vivemos e é esse mundo que escolhemos como tema para os projetos pedagógicos das turmas do 3º ano. Ao longo do ano, realizamos várias saídas de estudos para conhecer melhor nossa história, nossa geografia, nossa cultura”. É assim que a professora Zoraia Correa (3º ano B) explica a primeira destas saídas, que levou sua turma  ao centro de Florianópolis na semana de aniversário do município.

, , , ,

3º ano A em visita ao Centro

“Nossa turma trabalhará a influência gastronômica açoriana. Esse é um dos temas que procuramos trabalhar nas saídas de estudo que realizamos pelo município ao longo do ano” declara a professora Shelley Ceccato, do 3º ano A. “Quero levar os alunos para conhecer uma comunidade pesqueira e um engenho de farinha artesanal”