, , , , ,

Olimpíadas de História do Brasil

Entraram de sola: já na primeira participação, foram à final. Assim foi a participação da equipe da Escola da Ilha classificada para a final da 10ª edição das Olimpíadas Brasileiras de História do Brasil formada por Isabela Xavier (1ª série), Diogo Franchin de Paula e Alena Zea  (9° ano), todos com apenas 15 anos de idade. Seis equipes da Escola (18 alunos) se inscreveram e passaram pelas 6 primeiras fases da competição, realizadas pela internet. Apenas 2 equipes de Santa Catarina passaram para a final, realizada em Campinas, a da Escola ficando em primeiro lugar.

,

Começo, meio e fim: as narrativas do 2º B

Para criar uma história – ou mesmo um bilhete – é necessário um começo, um meio e um fim. Pouco a pouco, os alunos do 2°B, a Turma “1,2,3 era uma vez”, foram entendendo como funciona uma narrativa e puderam criar suas próprias histórias. Eles começaram com histórias em quadrinhos, criadas em dupla, para depois elaborar histórias escritas, que serão apresentadas na coleção Pequenos Autores da Ilha. “Por meio desse trabalho, as crianças puderam aprender a relacionar o desenho e o texto”, explica a professora Kenia Marcon Belli.

,

Artistas da Semana de Arte Moderna de 1922 visitam a Escola

Heitor Villa-Lobos, Oswaldo Goeldi, Cecília Meirelles, na Escola da Ilha? Sim, encarnados nos alunos da 2ª série do Ensino Médio, eles circularam pelos corredores lembrando da semana de arte moderna de 1922. Vejam o registro fotográfico da experiência sugerida pelo professor Robson, de literatura. Leiam, também, a matéria sobre o projeto, em nosso portal.

3º A no Museu de Armas e Cruz e Sousa

A Turma do Zé do Perri , 3°B, do ensino fundamental, tem como um dos seus objetivos ao longo do ano conhecer  a história de Florianópolis visitando seus principais pontos turísticos e culturais entre eles, o Museu das Armas e o Museu Cruz e Sousa.

Balão e papelão: física na prática para o 9º ano

Balão, caixa de papelão e mais algumas coisas tiradas da gaveta: é tudo o que precisa para fazer experimentos e aprender física na prática. Foi o que fizeram os alunos do 9º ano com o professor Fábio Raimundo.

“hamburger da coruja”… a Turma da Noite (infantil D1) vai à cozinha

“Cookie da noite”, “hambúrguer da coruja”… estas são algumas das receitas criadas pelo Infantil D1, “A Turma da noite” no projeto Pequenos Gourmets. “Estamos trabalhando temas ligados à noite, em particular a Lua, os animais com hábitos noturnos, como lobos, corujas, morcegos e vagalumes, mas também as lendas sobre a noite”, disse a professora Letícia Montserrat. Aqui, um apanhado de algumas das atividades do projeto.