FILÓSOFOS FAMOSOS DEBATEM ESTADO NA 2ª EM

Maquiavel, Marx, Rousseau, Hobbes, Durkheim, Weber, Bakunin, Proudhon e Emma Goldmann. Queremos agradecer a todos eles a gentileza de ter participado pessoalmente de um debate na sala da 2ª série do Ensino Médio, no dia 12 de abril.

O debate foi resultado de um desafio lançado pela professora Michele Morais, para encerrar o 1º bimestre: realizar um debate formal a respeito algumas das principais teorias sobre o estado, elaboradas por alguns dos maiores pensadores dos últimos séculos. Divididos em trios e quartetos, os alunos deviam encarnar, literalmente, um dos teóricos da questão. Ao menos um membro do grupo deveria se caracterizar e debater em primeira pessoa.

No debate, Rousseau, que faleceu em 1778, perguntou para Durkheim, nascido 80 anos depois: “de que forma o senhor pretende garantir o amplo funcionamento de todos os órgãos políticos, para que o Estado não entre em colapso?”

Já Emma Goldman optou por debater com Marx: “Vemos o Estado como algo que oprime os indivíduos e os priva de exercerem sua liberdade. Então, qual o sentido de extinguir o Estado burguês pra criar outro em seu lugar?”

O debate é muito atual e instiga os alunos a questionar o que se passa fora das salas de aula e fazer paralelos com a situação do mundo atual.

Veja mais fotos na galeria.