2° A VISITA A TRILHA ECOLÓGICA DO RIO VERMELHO

Momentos de lazer e atividade física, contato com a natureza, conscientização ambiental: as visitas guiadas na trilha ecológica do Parque do Rio Vermelho são tudo isto e um pouco mais. Este foi o programa de uma saída de estudos do 2° ano A do Ensino Fundamental, da professora Kenia Marcon Belli.

Durante duas horas, caminhando pela trilha, o protetor ambiental David Monteiro mostrou aos alunos a origem dos animais silvestres que vivem no parque e falou sobre a importância de respeitá-los e preserva-los em seu habitat natural.

Na trilha, é possível ver aproximadamente 150 animais silvestres que sofreram maus tratos e que haviam sido objeto de tráfico no Estado de Santa Catarina. O guia contou que “anualmente, passam pelo parque 4 mil animais resgatados; 600 deles estão agora sendo cuidados no hospital para depois serem soltos em seu habitat”.

Infelizmente, o tráfico de animais é um dos comércios ilegais mais lucrativos do mundo. David explicou que parte destes animais resgatados estavam sendo transportados pelos correios, como uma cobra norte-americana que havia sido comprada por um colecionador brasileiro. Outro caso citado por ele foi o de um tucano raríssimo, que teve parte do bico destruído e que, felizmente, recebeu uma prótese desenvolvida por impressão em 3D.

“Neste momento, os alunos estão estudando a classificação dos animais nas aulas de ciências, por isso é muito interessante que tenham essa vivência de vê-los de perto e assim possam aprender mais sobre eles, além de se sensibilizarem com as questões relacionadas aos cuidados com os animais”, explica a professora.

É importante aprendermos a diferença entre os animais domésticos e os animais selvagens, e também sabermos que, se temos bichinhos em casa, precisamos cuidar bem deles”, declarou o aluno Mateus Sardá.

No final da trilha, as crianças tiveram a oportunidade de entrar em um espaço onde as aves estão soltas e ali puderam ver de perto tucanos, araras e pássaros selvagens. “Foi muito divertido o passeio e principalmente o fato de ter entrado na jaula junto com as aves”, destaca o aluno Augusto Andrada.

Em entrevista à Escola da Ilha, David noticiou que em novembro deste ano será inaugurado no parque um hospital dedicado especialmente ao cuidado com os animais marinhos machucados encontrados em toda a costa catarinense.

Veja mais fotos da visita na galeria.