1ª semana de aula: programação especial

O início de um ano letivo é uma mistura de muitas emoções: ansiedade, insegurança e, para muitos, a alegria – muitas vezes não confessada – de poder rever colegas e professores.

É uma semana diferente das demais, então, os coordenadores Fernando dal Prá Netto (9º ano e EM) e Janete Guimarães (6º a 8º ano) buscaram proporcionar momentos de desafios, reflexões e diversão.

Na quarta-feira, os alunos do 9º ano ao terceirão foram apresentados aos projetos extracurriculares que estamos propondo este ano: as Olimpíadas Brasileiras de História, o Desafio Nacional Acadêmico (DNA) e, com uma aluna do curso de Relações Internacionais da UFSC, o SIEM (Simulação de Organizações Internacionais para o Ensino Médio).

A participação dos estudantes nestes eventos aumenta sua motivação para a pesquisa, estimula o pensamento crítico, promove a capacidade de trabalho em grupo e o espírito de equipe.

Na quinta-feira, Cássio Fabiano Tenório, psicopedagogo que assumiu suas funções na Escola no final do ano passado, teve uma conversa com as turmas do 8º ano ao terceirão. Trazendo a sua história pessoal, ele abordou um tema que nos é caro: as nossas diferenças, como somos incluídos todos os dias nas mais diversas situações do nosso cotidiano, o desafio da inclusão.

No fechamento da semana, na última aula da sexta-feira, o Rock’n’Roll tomou conta da quadra, com a banda Pata de Mamute, liderada por nosso novo professor de música, Mauro Mamute. O show, para todos os alunos do Fundamental II e do Ensino Médio, contou com a participação do aluno Victor Sabiá Pereira Carpes e do professor de História e exímio guitarrista Oto Luna. Além do show de rock, Mauro falou da importância da música na vida das pessoas e da sua influência nas transformações mundiais, assunto mais do que relevante no ano em que Bob Dylan recebeu o Nobel de Literatura.

Uma semana para nos encher de energia e motivação para enfrentar os desafios deste ano.